Resultado representa a forte movimentação e oportunidades que a feira gerou. ApexBrasil realizou mais de 300 reuniões nos três dias de feira e outras 15 mil pessoas passaram por todos os espaços do evento internacional
Da Redação (*)
Brasília – A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX), encerrada este sábado (6), em Goiânia, terá em 2026 uma grande novidade. Na capital de Goiás, a feira será realizada a cada dois anos e a partir de 2026 terá como palco um país ainda a ser escolhido. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (ACIEG), promotora do evento, Rubens Fileti, “na próxima edição, a FICOMEX será realizada em um novo formato. A partir de 2026, ela será bianual. Faremos a FICOMEX um ano no exterior e, no outro, em Goiás”. O país de destino da feira ainda não foi anunciado.
Enquanto a ACIEG mantém em sigilo o nome do país que acolherá a FICOMEX 2026, participantes da edição deste ano enumeravam alguns países que certamente devem figurar na relação dos candidatos a sediarem o evento em seu novo formato. Entre outros, foram mencionados a China, Emirados Árabes, Singapura, Japão, Alemanha e Argentina. Mas não será surpresa se o país escolhido não figurar dessa relação, como afirmou um diplomata que participou da feira deste ano.
Outra novidade de grande impacto para o comércio exterior de Goiás e para o setor produtivo do estado foi anunciado pelo vice-governador Daniel Vilela: “Vamos criar a agência de exportação e promoção de Goiás, num modelo moderno, para que produtores daqui possam levar seus produtos e se conectar ainda mais com o mundo”, declarou.
O anúncio foi celebrado pelo presidente da ACIEG, reforçando o papel da associação de apoio aos negócios goianos. “O governo de Goiás, e tem total respaldo da ACIEG para a construção dessa agência”, frisou Rubens Fileti.
Quase R$ 3 bilhões de negócios prospectados na FICOMEX 2025
Ao mesmo tempo que anunciou a novidade da internacionalização da mostra, a ACIEG divulgou o balanço preliminar da edição de 2025 com perspectiva de R$ 2,8 bilhões em negócios prospectados. O resultado representa um aumento expressivo em relação à última edição e atesta o sucesso da principal feira de comércio exterior e internacionalização do Brasil. Nas Rodadas de Negócios, mais de 300 reuniões realizadas, entre empresas brasileiras e compradores internacionais, e no Espaço Global o tarifaço e a novas oportunidades de mercado guiaram as apresentações.
“Neste ano, a FICOMEX se consolidou como um hub de conexão entre empresas, políticas públicas e educação com uma programação completa com conteúdos de diversos temas com muito apoio do SEBRAE e da ApexBrasil, além de outras entidades do Fórum Empresarial”, comenta o presidente Rubens Fileti.
A ApexBrasil trouxe para a FICOMEX 2025, pela primeira vez no contexto da feira, o programa Exporta Mais Brasil com 12 compradores de quatro continentes e 60 empresas brasileiras, sendo 20 do Estado de Goiás. De acordo com Cintia Faleiro, representante da ApexBrasil no Centro-Oeste, aproximadamente 340 reuniões foram realizadas nos três dias de feira.
“A FICOMEX é um evento muito importante para a região Centro-Oeste, para promoção de negócios. Recebemos relatos interessantes, com grandes possibilidades de fechamento de negócios após as rodadas realizadas por nós”, disse a representante do Centro-Oeste da ApexBrasil, Cíntia Faleiro.
ESPAÇO GLOBAL
O tarifaço aplicado pelo governo de Donald Trump às exportações brasileiras esteve no centro das discussões no Espaço Global, que recebeu mais de 40 apresentações de Estados, Municípios, Embaixadas e Câmaras de Comércio Exterior durante os três dias de FICOMEX 2025.
A Câmara de Comércio Estados Unidos-Brasil (Amcham) buscou amenizar a polêmica em torno da tarifa de 50% imposta pelo governo do presidente Donald Trump aos produtos brasileiros exportados para o mercado americano.
Já representantes de Canadá e China sinalizaram que a janela de oportunidades para diversificar negócios foi aberta de forma irreversível. Nos três dias de evento, embaixadores e representantes de países de quatro continentes também apresentaram potencialidades de negócios e investimentos com o Brasil.
(*) Com informações da ACIEG
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