Filmes clássicos de Kung Fu com Jackie Chan e Bruce Lee serão recuperados com IA

Tecnologia

Filmes clássicos de Kung Fu estrelados por Jackie Chan (A Hora do Rush) e Bruce Lee (Operação Dragão), duas grandes estrelas do cinema de artes marciais, serão recuperados com o auxílio de IA. O projeto foi anunciado durante a 27ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai.

Firmando uma parceria entre a China Film Foundation e a Kung Fu Film Heritage Project, a restauração pretende recuperar 100 filmes clássicos de Kung Fu usando inteligência artificial.

De acordo com informações da Variety, a tecnologia será utilizada para aprimorar a imagem, o som e a qualidade dessas produções como um todo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As instituições também garantiram que a narrativa e a estética dos filmes originais serão preservadas durante o processo de restauração.

Em comunicado oficial, Zhang Qilin, presidente da China Film Foundation, afirmou que o objetivo por trás do processo tem relação com a preservação da cultura chinesa, assim como do cinema de artes marciais.

“De Bruce Lee a Jackie Chan, de O Tigre e o Dragão a Guerreiro Lobo, esses filmes mostraram ao mundo a vitalidade e o espírito do povo chinês. Eles são nossos cartões de visita cinematográficos para o mundo.”

Clássicos de Kung Fu com Jackie Chan e Bruce Lee restaurados com IA

Entre os títulos que serão recuperados com IA pela parceria das instituições chinesas estão, por exemplo, A Fúria do Dragão (1972) e O Dragão Chinês (1971), dois grandes filmes da carreira de Bruce Lee.

O Mestre Invencível (1978), com Jackie Chan, e Era Uma Vez na China: Guerreiros à Prova de Balas (1991), que foi estrelado por Jet Li (Beijo do Dragão), mais um astro das artes marciais no cinema, também serão restaurados através do projeto.

Clássicos do Kung Fu como O Mestre Invencível, estrelado por Jackie Chan, serão restaurados com IA (Imagem: Divulgação/Seasonal Film).

Segundo o executivo Tian Ming, da produtora Canxing Media, cerca de US$ 13,9 milhões foram investidos no projeto de restauração dos clássicos de Kung Fu, sendo que, em uma primeira fase, 10 de 100 filmes serão prioridade.

Vale mencionar ainda que, além da restauração dos filmes com Jackie Chan e Bruce Lee, a China Film Foundation e a Kung Fu Film Heritage Project anunciaram o lançamento de A Better Tomorrow: Cyber Border, um novo filme animado descrito pelas empresas como o primeiro longa-metragem de animação inteiramente feito por IA no mundo.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.