Fim da festa? Jogos podem deixar sua assinatura da Netflix mais cara

Tecnologia

A Netflix está sugerindo que um sistema de monetização pode ser o melhor caminho para continuar oferecendo jogos em sua plataforma. O co-CEO da companhia, Greg Peters, afirma que este é o caminho para continuarem crescendo entre as plataformas de streaming e na própria indústria gaming

De acordo com Peters, o investimento que realizaram no nicho é menor do que eles se comprometeram, em comparação a filmes e séries. Porém, em sua análise, os valores podem aumentar e trazer uma qualidade maior ao serviço.

“Nós buscamos uma oportunidade de monetização a curto prazo com jogos, de uma forma similar às que vemos nas demais categorias de conteúdo. Você pode pensar em roteiros ou filmes, seguindo nesta direção. E, essencialmente, se entregarmos mais valor para nossas propostas, aumentamos o número de assinantes, aumenta a retenção e uma probabilidade maior de um valor ser pago”, revela o co-CEO da Netflix.


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Os planos da plataforma de streaming são de aumentar os investimentos, com Peters afirmando que a companhia já notou os “efeitos positivos” de tê-los entre seus conteúdos. O último estudo foi realizado em 2022 e mostrava que 99% dos assinantes não jogavam na plataforma — porém, de lá para cá eles incluíram GTA The Trilogy – The Definitive Edition e outras grandes experiências.

Imagem de GTA Trilogy
GTA The Trilogy – The Definitive Edition é um grande sucesso entre os jogos na Netflix (Imagem: Divulgação/Rockstar)

Para Greg Peters, eles têm de manter a parceria com grandes estúdios, assim como trazer uma produção interna de conteúdo — baseado em suas principais séries e longas-metragens. 

“Vimos um bom progresso com jogos licenciados como GTA. Também vimos um progresso positivo com jogos que desenvolvemos internamente, como Squid Game: Unleashed. Então vocês verão mais em ambas as categorias, assim como um novo conjunto de experiências interativas que podem estar em uma posição única que podemos oferecer”, afirma o co-CEO da Netflix.

Monetização de jogos na Netflix

Greg Peters não deixou claro como funcionará a monetização de jogos na Netflix, se terá uma faixa extra na assinatura ou se eles podem cobrar pelo conteúdo de forma separada. Atualmente, qualquer assinante pode acessar os jogos oferecidos pela Netflix — sem qualquer tipo de propaganda, microtransação ou taxa extra.

Imagem dos jogos Netflix
A Netflix não deixou claro como vai monetizar jogos na plataforma (Imagem: Divulgação/Netflix)

Para o executivo, eles estão abertos a alternativas que permitam “evoluir o modelo de monetização” na plataforma de streaming. Porém, ele também enxerga que isso exige tempo e muita análise dos times responsáveis para entregarem uma experiência satisfatória.

O co-CEO revela que ele sabe que isso não muda da noite para o dia e estão estudando formas e opções que possibilitem uma mudança.

“Precisamos atingir um patamar maior antes que isso se torne uma questão materialmente relevante. Então nós estamos focados nisso primeiro”, afirma Greg Peters.

Polêmicas na Netflix com jogos

Ainda que a Netflix esteja interessada no mercado de jogos, movimentações mais recentes indicaram o contrário. Após anunciarem a ambição de criarem grandes títulos AAA, eles voltaram atrás e fecharam alguns estúdios internos — inclusive um que tinha a direção de Joe Staten, veterano da franquia Halo. Além disso, removeram algumas experiências subitamente do catálogo no mês de junho.

No entanto, eles continuaram trazendo conteúdo baseado em seus principais filmes e seriados. Recentemente foi lançado o jogo Thronglets — baseado no episódio “Plaything” da sétima temporada de Black Mirror; assim como mais conteúdo de The Squid Game: Unleashed baseado na terceira e última temporada da série. 

Imagem de Thronglets
A Netflix continuará produzindo jogos, mesmo que menores (Imagem: Reprodução/Netflix)

Greg Peters afirma que a Netflix está buscando se tornar mais “disciplinada” quando se trata de investimentos em jogos. Porém, o objetivo deles não é injetar tanto dinheiro até que a plataforma de streaming crie um “valor” para este tipo de conteúdo para os usuários. 

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