Fim da linha: três celulares da Samsung não recebem mais atualizações

Tecnologia
Resumo
  • A Samsung encerrou o suporte de software para Galaxy Note 20, Z Fold 3 e Z Flip 3, removendo-os da lista de produtos que recebem atualizações de segurança e sistema.
  • A linha Galaxy Note, lançada em 2011, foi pioneira no conceito “phablet” e popularizou a S Pen; agora, a série Galaxy S Ultra é sua sucessora.
  • A Samsung ampliou a política de suporte para sete anos em alguns produtos top de linha, igualando-se a Google e Honor no universo Android.

A Samsung encerrou o suporte de software de três smartphones de seu portfólio: Galaxy Note 20 (incluindo o Note 20 Ultra), Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3. Segundo o SamMobile, eles foram removidos da lista de aparelhos elegíveis a atualizações, o que significa que não devem receber novos patches de segurança nem upgrades de sistema daqui em diante.

Com a movimentação, a Samsung decreta de vez o fim da linha Note, que acabou sendo substituída pela versão Ultra dos Galaxy S. Ela chegou ao mercado em 2011 e era reconhecida pelas telas enormes. Além disso, tinha grande foco em produtividade.

Os aparelhos deixam de receber correções de segurança e melhorias de estabilidade. Recursos lançados em versões futuras do Android e da One UI também não devem chegar a esses modelos. Ainda assim, os proprietários podem usar normalmente os aparelhos.

Fim de uma era

A linha do Galaxy Note 20 foi lançada com o Android 10 e interface One UI 2.5. Na época, a política de atualizações da Samsung garantia três grandes versões do sistema operacional, promessa que foi cumprida. Nos últimos dois anos, os aparelhos vinham recebendo apenas pacotes de segurança, suporte que agora também se encerrou.

A linha Note foi pioneira no conceito de “phablet” — telefones maiores que smartphones comuns da época, mas menores que tablets — e popularizou o uso da caneta stylus S Pen como uma ferramenta de produtividade.

Os fãs da S Pen que desejam se manter no ecossistema da Samsung têm dois caminhos: os modelos Galaxy S Ultra e alguns dobráveis da linha Galaxy Z Fold. A primeira opção é a verdadeira sucessora da antiga linha, já que, desde o S22 Ultra, a Samsung integra um slot para S Pen nos aparelhos, assim como fazia a série Note.

A última opção, entretanto, tem uma experiência variável: os modelos mais antigos, como o Z Fold 6, até oferecem suporte à caneta, mas ela precisa ser comprada e transportada separadamente. Mais recente, o Galaxy Z Fold 7 não tem compatibilidade com o acessório. A Samsung preferiu valorizar o design e retirou uma camada da tela que permitia a detecção do gadget.

Política de atualização

A Samsung vem ampliando a política de suporte para as linhas mais recentes nos últimos anos. A marca agora oferece sete anos em alguns produtos top de linha. Além dela, somente o Google e a Honor se comprometem com tamanha longevidade no universo Android.

Se a segurança e novos recursos são a sua prioridade, a recomendação geral é considerar um upgrade para um modelo que ainda receberá atualizações.

Com informações de SamMobile

Fim da linha: três celulares da Samsung não recebem mais atualizações