Nesta semana, a Microsoft disponibilizou uma nova atualização que permite jogar localmente através do app Xbox com CPUs Arm. O update 2508.1001.27.0 foi liberado, por enquanto, apenas para quem está no PC Gaming Preview no Windows 11 para os Windows Insiders e Xbox Insiders.
Até o momento, computadores com processadores Arm (como os Copilot+ PC) não rodavam os jogos de forma local. Os modelos equipados com um Snapdragon X Elite, da Qualcomm, podiam executar os títulos para PC na nuvem — diferente de quem possui dispositivos com CPU Intel ou AMD.
Isso não significa que os jogadores que tenham CPUs Arm não podiam jogar absolutamente nada localmente no seu computador. Ainda que a própria Microsoft não oferecesse suporte prévio via app Xbox ou Windows Store, a Valve traz uma versão nativa do Steam para a plataforma.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O movimento amplia um pouco mais o suporte da companhia aos Copilot+ PC com Snapdragon. Ainda que tenha demorado (já que foram lançados em 2023), a intenção é de que em breve todos eles executem suas funções de forma nativa como é visto na concorrência.

Problema das CPUs Arm da Qualcomm
Ainda que processadores como o Snapdragon X Elite sejam uma força a ser considerada em termos de inteligência artificial e eficiência energética, eles não apresentam um bom desempenho para games. Acontece que esta CPU Arm conta com GPU Adreno, que possui várias limitações.
A placa de vídeo integrada não foi feita para rodar jogos que exigem alta performance, o que impede muitos de se divertirem ao máximo com os PCs. Até mesmo títulos antigos como Control, DOTA 2 e vários outros possuem dificuldades quando reproduzidos, o que mostra o quão atrasada ela está.
Dito isso, ainda que os usuários possam rodar seus jogos localmente através de CPUs Arm agora, é bom se atentar às especificações para não “fritar” a sua máquina. Não espere que eles “magicamente” rodem DOOM: The Dark Ages, Indiana Jones e o Grande Círculo e outros grandes lançamentos recentes — ao menos não por enquanto.
Leia também no Canaltech:
- Qualcomm compra empresa de chips por US$ 2,4 bilhões
- Diferentão: Xbox Magnus pode permitir upgrades de CPU e GPU
- “Desktop gamer mais poderoso” da HP, OMEM MAX 45L chega com RTX 5090 e IA
Vídeo: Se você quer jogar ou ter um alto desempenho no seu PC, é necessário alguns cuidados e tem de prestar atenção aos detalhes. No YouTube, batemos um papo sobre o que precisa para montar o seu.
Leia a matéria no Canaltech.