
Resumo
- Mozilla encerrará atualizações do Firefox para Windows 7, 8 e 8.1 após fevereiro de 2026;
- Sem suporte oficial, navegador deixará de receber atualizações de segurança;
- Recomendação da Mozilla é atualizar para uma versão mais recente do Windows ou instalar uma distribuição Linux.
Quem ainda mantém um computador com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 tem, no Firefox, uma das poucas opções de navegador seguro. Mas não por muito tempo: a Mozilla revelou que não irá mais liberar atualizações do browser para as mencionadas versões do sistema operacional da Microsoft.
Atualmente, o Firefox para Windows está na versão 147. Já a última versão do navegador compatível com os Windows 7, 8 e 8.1 é a 115, lançada em 2023. Apesar de esta última não ter determinados recursos que são oferecidos pela versão 147, ela vinha recebendo atualizações básicas por meio do canal Extended Support Release (ESR).
De acordo com o Neowin, no início, a Mozilla havia planejado manter o suporte ao Firefox 115 ESR até setembro de 2024. Mas a organização vinha adiando o fim do suporte até chegar ao prazo atual: março de 2026. Sabemos, agora, que não haverá um novo adiamento.

O que acontecerá com o Firefox nos Windows 7, 8 e 8.1?
Nesta página de ajuda, a Mozilla informa que o Firefox 115 ESR receberá atualizações até o fim de fevereiro de 2026. A partir de março, ainda será possível usar o navegador nos Windows 7, 8 e 8.1, mas no modo “por sua conta e risco”, afinal, o browser deixará de ser atualizado.
Por conta disso, a Mozilla recomenda que o usuário use uma versão mais atual do Windows. Para máquinas que, por alguma razão, não podem rodar o Windows 10 (sistema operacional descontinuado pela Microsoft em outubro de 2025, vale relembrar) ou o Windows 11, a recomendação da Mozilla é a de que o usuário instale uma distribuição Linux.
A Mozilla deu ainda a seguinte explicação para justificar o fim do suporte de seu browser nos Windows 7, 8 e 8.1:
A Microsoft encerrou o suporte oficial aos Windows 7, 8 e 8.1 em janeiro de 2023. Sistemas operacionais sem suporte não recebem atualizações de segurança e possuem vulnerabilidades conhecidas. Sem o suporte oficial da Microsoft, manter o Firefox para sistemas operacionais desatualizados torna-se custoso para a Mozilla e arriscado para os usuários.
Para reforçar a recomendação sobre migrar de sistema operacional, a Mozilla também relembrou que navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge também já não suportam oficialmente os Windows 7, 8 e 8.1.

