
Resumo
- O novo CEO da Mozilla, Anthony Enzor-DeMeo, anunciou investimentos em IA para tornar o Firefox mais competitivo.
- A Mozilla busca diversificar suas fontes de receita além dos acordos de busca.
- Enzor-DeMeo enfatiza que a IA no Firefox será uma escolha do usuário, com foco em clareza, compreensão e privacidade dos dados.
O Firefox vai evoluir e se tornar um “navegador moderno com IA”, mas as ferramentas serão opcionais. Quem diz isso é Anthony Enzor-DeMeo, novo CEO da Mozilla Corporation, empresa responsável pelo desenvolvimento do browser.
Em seu texto de apresentação, publicado no blog da companhia, o executivo afirma que a Mozilla precisa cumprir sua missão, mas também ter sucesso no mercado. Por isso, a empresa vai investir em IA, seguindo suas diretrizes, e diversificar as fontes de receita para além dos acordos de busca.
“Nós vamos nos mover com urgência. A inteligência artificial está mudando o software. Os navegadores estão se tornando um ponto de controle para a vida digital. A regulamentação está mudando padrões. Essas mudanças têm muito em comum com os pontos fortes da Mozilla”, escreveu Enzor-DeMeo.
Firefox com IA, mas usuário decide se quer usar
O anúncio não pegou bem entre parte dos usuários do Firefox. No Reddit, um usuário lamenta que o navegador não vai melhorar do jeito que a comunidade deseja. Outro lembra que seu motivo para usar o browser é justamente não ter tantos recursos de IA quanto a concorrência.
Nos últimos anos, Google Chrome, Microsoft Edge e Opera implementaram diferentes ferramentas do tipo, e empresas como Perplexity e OpenAI lançaram seus próprios browsers, com a IA no centro. O Vivaldi é uma das exceções.

Enquanto isso, outros usuários demonstraram confiança no navegador e na empresa. Em todos os recentes anúncios sobre IA, a Mozilla destacou que as ferramentas do tipo são opcionais no Firefox.
Em seu comunicado, Enzor-DeMeo reafirma essa postura: ele explica que a IA sempre deverá ser uma escolha, podendo ser desligada facilmente pelo usuário. Ele também defende que essa tecnologia deve ser clara e compreensível, bem como o uso de dados e a privacidade.
Com informações do TechCrunch
Firefox: novo CEO quer investir em IA, mas promete que uso será opcional

