
A versatilidade do WhatsApp alcançou uma nova demanda do dia a dia: a admissão de funcionários em empresas brasileiras. É o que mostra a nova aposta da Flash, que desenvolveu uma plataforma para realizar o processo com IA no mensageiro.
- Usa o WhatsApp no trabalho? 9 truques para torná-lo mais produtivo
- Entrou no grupo do trabalho no WhatsApp? Descubra como reduzir as notificações
O recurso da empresa de gestão de benefícios visa agilizar a etapa pós-entrevista, quando o colaborador aceita a proposta e inicia todo o trâmite de envio de dados e documentos para formalizar a contratação.
O diferencial gira em torno da experiência conversacional e automatizada, dentro do app da Meta. Para isso, o sistema envia, primeiro, uma mensagem a quem será admitido. Depois, são solicitadas as informações necessárias para o cadastro, como as cópias de documentos pessoais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Toda troca é realizada de maneira simples. Por exemplo, ao pedir a cópia do documento de identidade (RG), basta enviar o arquivo em PDF e aguardar a resposta do assistente.

IA
Nos bastidores, a plataforma também verifica a legibilidade dos documentos e preenche as informações no sistema da Flash através das soluções de IA. A ideia é reduzir erros e as conferências manuais por parte das equipes de RH durante o cadastro do novo colaborador.
“Quando eliminamos etapas operacionais, damos mais espaço para que o RH atue de forma estratégica. Ao mesmo tempo, oferecemos aos novos colaboradores uma experiência mais leve e acolhedora logo no início da jornada”, disse o CTO e cofundador da Flash, Guilherme Lane.
A empresa, conforme explicado ao Canaltech, utiliza diferentes modelos de inteligência artificial em seus produtos. Incluindo soluções da Anthropic, Google e OpenAI.
“Mantemos uma abordagem aberta e criteriosa, avaliando continuamente as melhores tecnologias disponíveis no mercado para impulsionar nossas inovações e entregar mais valor aos usuários”, pontua o executivo.
Segurança
Ainda segundo o CTO, a ferramenta conta tanto com as garantias oferecidas pelo próprio WhatsApp quanto com camadas adicionais adotadas no fluxo interno do sistema. A começar pela definição para excluir todas as informações da conversa no mensageiro automaticamente após 24 horas.
“O armazenamento é feito por meio de uma URL assinada, válida exclusivamente no momento do envio da mensagem, permitindo que o arquivo vá diretamente para o ambiente seguro de armazenamento, sem transitar por outras partes do sistema”, informou.
Após a recepção, todos os arquivos recebidos também passam por verificações de segurança e autenticação para garantir que não sejam maliciosos.
Leia mais:
- Não, o WhatsApp não vai parar de funcionar em celulares antigos em fevereiro
- De etiquetas em grupos a modo de “fortaleza”: 4 novidades do WhatsApp em janeiro
- Salário de R$ 19 mil: guia mostra as profissões de tecnologia em alta em 2026
Leia a matéria no Canaltech.

