O jogo Focus Friend foi lançado em julho e virou um sucesso instantâneo entre o público mobile. Um hit tão grande que conseguiu até mesmo desbancar aplicativos como o TikTok e o ChatGPT na App Store neste último fim de semana, de 22 a 24 de agosto.
Mas afinal de contas, que espécie de game é este que tem atraído a atenção de milhões de forma repentina? Pois bem, nós do Canaltech vamos te contar tudo o que precisa saber sobre Focus Friend e a razão pela qual ele está se tornando tão popular.
Nem sempre as melhores aventuras necessitam de um controle, teclado ou mouse, assim como o mundo talvez não precise ser salvo para te trazer um pouco de diversão e foco. Não entendeu? Então trate de acompanhar tudo o que sabemos deste lançamento bem-sucedido:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O que é Focus Friend?
Criado pelo youtuber Hank Green em parceria com a Honey B Games (de Boba Story), Focus Friend é um jogo em que você precisará focar para avançar. Pois é, você não leu errado, tudo o que necessita é manter a sua produtividade diária sem mexer no celular.

O feijãozinho (que você dá um nome) é o novo habitante do seu smartphone e seu desejo é tricotar. Só que ele não pode fazer isso se você responder alguma mensagem no WhatsApp, abrir o Instagram para acompanhar os stories de seus amigos ou realizar qualquer outra atividade cotidiana.
Então ele te propõe um acordo: você deixa ele criar suas meias enquanto a figura mantém seu foco em alguma atividade que fará na vida real. Se você quer trabalhar, estudar, pintar Bobbie Goods, jogar no videogame/PC ou qualquer outra atividade sem mexer no celular, poderá fazer enquanto ele tricota.
Se deixá-lo finalizar as suas “obras”, receberá as meias que podem ser trocadas por itens decorativos. Desta forma, pode personalizar o quarto do seu feijãozinho com móveis e objetos para pendurar na parede. É possível mudar até o próprio personagem — que se adequará da melhor forma ao seu estilo.

A ideia de Focus Friend é incentivar a produtividade, com um apelo de “chantagem emocional”. Óbvio que, se interromper seu feijão de tricotar por mexer no celular, ele ficará extremamente desapontado e fará você se sentir culpado. E você não quer vê-lo infeliz, acredite.
Como jogar Focus Friend?
Focus Friend é muito simples e permite que qualquer pessoa consiga se divertir com sua proposta. A principal função começa ao clicar em “FOCUS”, o que permite escolher a quantidade de tempo em que estará preso em alguma atividade. Assim, poderá focar enquanto o feijãozinho tricota.
A outra é organizar o quarto e personalizar o quarto ou seu personagem. Assim, a experiência se torna diferente para cada pessoa — é possível que até existam dois ou mais feijões iguais por aí, mas nunca com os mesmos objetos no quarto ou disposição.
Desta forma simples, Focus Friend mantém o público engajado no que se propõe. Você trabalha ou executa atividades, ele tricota e, no fim, todos ganham. É como um Tamagotchi que não exige cuidados extras nem atenção constante, tudo o que ele quer é ficar em paz.
Onde baixar Focus Friend?
Você pode baixar Focus Friend gratuitamente nas duas principais plataformas mobile que estão disponíveis atualmente:
- Faça o download de Focus Friend para dispositivos Android
- Faça o download de Focus Friend para dispositivos iOS
Como todo jogo grátis, ele também possui opções de microtransações. Enquanto objetos decorativos podem ser desbloqueados através da troca de meias, as skins únicas exigem que você abra a sua carteira para adquirí-las.
Se você começou a jogar, também percebeu que Focus Friend fornece poucas meias a cada período selecionado — o que te fará passar horas até conseguir comprar o que deseja. Isso pode ser alterado ao assinar o plano “Pro”, que gera mais opções de figurino e multiplica as meias tricotadas obtidas.

Produtividade em dia
O design de Focus Friend é todo em tons pastéis, que não vão saltar aos olhos e te distrair. Sua trilha sonora também age de forma sutil, com o objetivo de manter as pessoas concentradas em suas atividades enquanto o feijãozinho tricota no seu smartphone.
Tudo isso gera um ambiente mais acolhedor, diferente do que vemos dos demais apps de gerenciamento de tempo. Ou seja, não é apenas uma ferramenta que está ali de forma mecanizada, mas um “ser vivo” que não quer te atrapalhar nem ser atrapalhado.

O destaque para o apelo emocional também chama a atenção. O fato de desapontá-lo fará muitas pessoas evitarem mexer no celular no período estabelecido — o que pode gerar certa aproximação. É o mesmo que o ódio da coruja do Duolingo quando não faz as lições, se for analisar friamente.
Eles trabalham o conceito de duplicação corporal: aquela sensação de que fazemos algo de forma responsável quando há alguém observando. É um apoio psicológico para manter a sua produtividade e compartilhar aquele momento com seu novo “colega”.
E é esta a proposta exata do que queria Hank Green, seu irmão John Green e a designer de jogos Bria Sullivan — responsável pela Honey B Games. Eles desejavam que o app não fosse apenas uma ferramenta fria, mas sim uma experiência aconchegante e pessoal.
Focus Friend ainda possui integração com o modo “Foco Profundo”, que bloqueia diversas notificações e garante que você se manterá em suas atividades sem qualquer distração. Ou seja, o que muitos precisavam para seguir o ritmo do dia-a-dia sem perder a sua atenção.
Sucesso absoluto
Em pouco tempo após o lançamento, Focus Friend já atingiu uma quantidade massiva de usuários. Na App Store, por exemplo, ele superou o número de downloads de aplicativos populares como o TikTok e o ChatGPT nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.
Já na Google Play Store, voltada para os dispositivos Android, ele também está se saindo muito bem. De acordo com a plataforma, o game já foi baixado mais de 500 mil vezes e este número aumenta cada vez mais.

Se Focus Friend é só uma febre ou se o app veio para ficar de vez, apenas o tempo dirá. Um fato é que ele já está auxiliando muita gente a ser mais produtiva e esta tendência só aumentará — já que todos os demais apps lutam justamente pelo contrário: tomar a sua atenção a todo custo.
Com uma proposta diferenciada e um personagem carismático, o jogo da Honey B Games pode ganhar mais atenção conforme receber atualizações e conteúdos para motivar ainda mais os jogadores. Ainda que seu futuro seja incerto, ao menos ele é promissor e pode mudar nossa relação com os celulares. Se ele conseguirá ou não, quem sabe?
Leia também no Canaltech:
- 7 jogos feitos por fãs que foram banidos pelas empresas
- 7 jogos lançados em 2025 que já caíram no esquecimento
- Inacreditável: GTA 6 custou mais caro que essas 10 coisas
Leia a matéria no Canaltech.