Folha move ação contra OpenAI por uso não autorizado de reportagens

Tecnologia

O jornal Folha de S.Paulo entrou com uma ação judicial contra a OpenAI na última semana. O veículo acusa a empresa americana de concorrência desleal e violação de direitos autorais no treinamento de sua ferramenta de inteligência artificial.

Na ação, a Folha pede que a OpenAI interrompa a coleta e o uso de conteúdo do jornal sem autorização ou pagamento para treinar o ChatGPT.

O processo também solicita indenização pelo uso indevido das publicações e por “fornecer aos usuários resumos e reproduções na íntegra de conteúdo jornalístico, inclusive artigos restritos para assinantes, sem autorização nem pagamento”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Folha alega que o ChatGPT disponibiliza reportagens completas no mesmo dia da publicação, desviando acessos do site original.

“As tecnologias que a Folha adota para impedir a prática são ignoradas ou contornadas pelo réu”, afirmou a advogada do jornal, Taís Gasparian.

O jornal anexou ao processo documentos que apontam o uso do site e do arquivo da Folha pela OpenAI para treinar seus modelos de linguagem. Além disso, o UOL, vertical do grupo, aparece em uma lista de domínios usados para treinamento do ChatGPT em um repositório no GitHub.

Folha segue movimento de outros jornais

A ação acompanha medidas já adotadas por outros veículos. Em 2023, o The New York Times processou a OpenAI e a Microsoft pelo uso de seus conteúdos sem autorização.

Em 2024, a News Corp, controladora de jornais como The Wall Street Journal, The Times, The Daily Telegraph, New York Post e The Sun, assinou um acordo de US$ 250 milhões com a OpenAI para liberar o uso de suas publicações por cinco anos.

Leia mais:

VÍDEO: DESAFIANDO O CHATGPT: ADIVINHE A MARCA | #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.