Frio pode causar geada no Sul e tempo seco gera alerta no país nesta quarta (13)

Tecnologia

O avanço de uma nova massa de ar frio no Sul do Brasil pode causar geada nos estados da região nesta quarta-feira (13). Além disso, a Umidade Relativa do Ar (URA) pode ficar abaixo de 12% em alguns estados do país, gerando alerta para o tempo seco.

Apesar de ser uma incursão de ar frio de menor intensidade e com avanço pela costa do Sul, a circulação de ventos associada a uma área de alta pressão deve manter o tempo firme e as temperaturas mais amenas na região.

Previsões do Climatempo apontam possibilidade de formação de geada em áreas da serra do Rio Grande do Sul, assim como na serra e região central de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Essa previsão se estende pelo menos até quinta-feira (14).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Sem previsão de volumes de chuva significativos em nenhum dos estados, o ar seco deve ganhar força, principalmente no interior do Paraná — com possibilidade de URA abaixo de 20%. Curitiba (PR) deve apresentar valores abaixo de 30%.

Na capital paranaense, o recorde de mínima da semana foi registrado nesta quarta-feira, com os termômetros marcando 4 °C e podendo chegar a 23 °C. No mesmo dia, Florianópolis (SC) registrou mínima de 10 °C e deve ter máxima de 22 °C.

Até o final da semana, a menor temperatura em Porto Alegre (RS) deve ser registrada na quinta-feira, com mínima de 10 °C e máxima de apenas 15 °C na capital gaúcha.

Geada
Estados do Sul podem registrar geada até o final da semana (Reprodução/Prefeitura de Urupema)

Manhãs frias e tempo seco no Sudeste

As primeiras horas da manhã devem continuar frias nos estados do Sudeste até o final da semana. São Paulo (SP) deve amanhecer com mínima de 11 °C até sexta-feira (15), enquanto o Rio de Janeiro (RJ) deve registrar cerca de 16 °C nas primeiras horas do dia no mesmo período.

Em Belo Horizonte (MG), as manhãs devem ter no máximo 14 °C, mas o destaque fica para a máxima de 30 °C na quinta-feira — mesmo dia em que Vitória (ES) deve registrar temperatura semelhante.

O tempo seco também é motivo de atenção no Sudeste, com a umidade do ar ficando abaixo de 20% na capital paulista e o Triângulo Mineiro registrando menos de 12%, situação de emergência segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Alerta de baixa umidade no Centro-Oeste

A combinação de sol e ar seco deve ganhar força ao longo da tarde desta quarta-feira no Centro-Oeste, com todos os estados da região registrando níveis de umidade do ar abaixo de 20%.

No sul de Goiânia e no leste de Mato Grosso, há previsão de que os índices de umidade fiquem abaixo de 12%, atingindo valores críticos.

A grande amplitude térmica — marcada principalmente pelas manhãs frias — também deve ser registrada em Goiás (GO) e Campo Grande (MS), com mínimas em torno de 15 °C e máximas de até 34 °C nessas capitais até sexta-feira.

Tempo seco no Centro-Oeste
Centro-Oeste deve ter índice de umidade do ar abaixo dos 12% ao longo a semana (Valter Campanato/Agência Brasil)

Pancadas de chuva no Norte e Nordeste

A previsão de tempo seco das demais regiões não se repete no Norte e no Nordeste do país. Isso se deve à incursão de umidade vinda do oceano em direção ao continente, gerando áreas de instabilidade nessas regiões.

No Nordeste, as pancadas de chuva devem atingir principalmente o litoral sul da Bahia e o Recôncavo Baiano. As áreas costeiras de Sergipe, Alagoas e Pernambuco também devem registrar chuvas fortes isoladas, com volume de até 20 mm até sexta-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Já no Norte, as áreas de instabilidade atuam principalmente sobre o Amazonas, Pará, Roraima, Amapá e Tocantins, com pancadas de chuva ocorrendo principalmente na tarde desta quarta-feira e acumulados de até 80 mm até o final da semana.

Há também alerta de baixa umidade do ar em Rondônia, onde, no período da tarde, os índices devem ficar abaixo de 30%, o que demanda atenção para o risco de incêndios.

Chuva
Previsão indica pancadas de chuva no Norte e Nordeste (Valter Campanato/Agência Brasil)

Leia mais: 

VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?

Leia a matéria no Canaltech.