FSF anuncia Librephone para levar software livre ao Android

Tecnologia
Resumo
  • Free Software Foundation lançou a iniciativa Librephone para promover software livre em dispositivos móveis;
  • Projeto visa substituir componentes proprietários no Android por alternativas de software livre;
  • Rob Savoye foi contratado para os trabalhos iniciais da Librephone.

A Librephone é o mais novo projeto da Free Software Foundation (FSF). Esse parece ser o nome de um celular, mas não é o caso: trata-se de uma iniciativa criada para incentivar o uso de software livre em dispositivos móveis, em especial, de implementações do Android totalmente abertas.

Fundada em 1985 por Richard Stallman, a FSF é uma organização sem fins lucrativos que defende o desenvolvimento e uso de software livre, isto é de, softwares com licenças abertas que, como tal, podem ser usados, estudados, modificados e redistribuídos irrestritamente.

Mas, desde a sua fundação, a FSF vinha se dedicando quase que exclusivamente a softwares para PCs e servidores. Com a iniciativa Librephone, a organização passa a também direcionar esforços a dispositivos móveis, como informa a diretora executiva da FSF:

Quarenta anos atrás, quando a FSF foi fundada, nosso foco era fornecer um sistema operacional que as pessoas pudessem usar em desktop e servidores com liberdade.

(…) A FSF agora está pronta para fazer o que for necessário para trazer liberdade aos usuários de celulares.

Zoë Kooyman, diretora executiva da FSF

Como vai ser o trabalho da Librephone?

Como a Librephone é uma iniciativa, não uma solução em si, o seu trabalho será executado nos bastidores do desenvolvimento de software. A fase inicial envolverá indiretamente o LineageOS.

A FSF explica que os trabalhos iniciais serão financiados graças a uma doação de John Gilmore, um dos membros da organização. Gilmore usa um celular com LineageOS e F-Droid (loja de aplicativos abertos), mas descobriu que esse sistema operacional aciona componentes proprietários oriundos de celulares específicos.

Por conta disso, os primeiros esforços da Librephone estarão em mapear módulos proprietários ligados ao Android de modo que seja possível fazer engenharia reversa desses componentes e trocá-los por alternativas que seguem os princípios do software livre.

Para tanto, a FSF contratou Rob Savoye, desenvolvedor que atua em projetos abertos como DejaGNU, Gnash e OpenStreetMap.

A Librephone pode apoiar outros projetos de software relacionados a dispositivos móveis em momentos futuros, mas, por ora, o objetivo da iniciativa está mesmo em incentivar o desenvolvimento e uso de software livre no Android, em detrimento de componentes proprietários.

O projeto já tem página oficial (totalmente baseada em texto, mas tem): librephone.fsf.org.

Em tempo: o LineageOS 23, baseado no Android 16, foi lançado recentemente.

FSF anuncia Librephone para levar software livre ao Android