Galaxy A x Galaxy M: qual você deve comprar?

Tecnologia

Embora a Samsung tenha linhas de celular normalmente bem definidas desde os aparelhos básicos até os tops de linha, a existência das séries Galaxy A e Galaxy M pode causar confusão. Afinal, é comum ver smartphones das duas famílias com preços e especificações bastante parecidas entre si.

Por isso, o Canaltech procura esclarecer qual é a melhor opção entre as linhas Galaxy A ou M, dependendo do perfil de quem for comprar o celular.

Linha Galaxy A tem alguns dos celulares mais vendidos

Ano após ano, a linha Galaxy A reúne alguns dos celulares mais vendidos da Samsung para cada período. Isso se deve ao fato de que, geralmente, os aparelhos estão entre aqueles que oferecem melhor custo-benefício entre as opções vendidas pela empresa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Galaxy A56
Linha Galaxy A reúne celulares de entrada e intermediários (Imagem: Gabriel Furlan Batista/ Canaltech)

Por meio da linha Galaxy A, a Samsung traz seus celulares de entrada e intermediários. É possível saber as informações essenciais sobre um modelo ao apenas observar seu nome, de acordo com o seguinte esquema:

  • O primeiro número após o “A” representa a categoria do celular. Quanto mais alto for o algarismo, mais ele se aproxima do segmento premium, e se afasta dos básicos;
  • O segundo número representa a geração do aparelho. Quanto maior, mais recente é o dispositivo. 

De qualquer forma, os celulares da linha Galaxy A costumam ser opções bastante seguras, já que possuem especificações equilibradas em praticamente todos os aspectos. 

Também tendem a durar bastante tempo, especialmente ao considerar que as gerações mais novas contam com até seis anos de atualizações do sistema operacional Android. 

Série Galaxy M é focada no mercado online

Por sua vez, a linha Galaxy M é voltada para impulsionar os canais de venda online da Samsung. Dessa forma, os dispositivos costumam ter algumas diferenças específicas nas suas características técnicas, ainda que compartilhem grande parte dos componentes internos com a linha Galaxy A.

Galaxy M55
Celulares Galaxy M têm diferenciais (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Essas distinções podem mudar a cada nova geração. O Galaxy M54, por exemplo, se diferenciava por ter uma bateria com capacidade de 6.000 mAh, considerada gigante para a época de seu lançamento, em 2023 — para referência, o A54 tem 5.000 mAh.

No entanto, também podem ser vistas diferenças de processador, câmeras e outros aspectos técnicos na comparação direta com a linha Galaxy A.

Galaxy A x Galaxy M: qual é melhor?

Atualmente, a Samsung não vende no Brasil nenhum dos celulares da linha Galaxy M mais recente — aquela que termina com o número “6”. 

Somente esse fato já é suficiente para colocar em dúvida a viabilidade de comprar um Galaxy M. Em muitos casos, é possível encontrar um Galaxy A equivalente e capaz de entregar uma experiência mais atualizada — e, portanto, com maior longevidade. 

No entanto, quem realmente faz questão de pagar menos ainda pode pegar um Galaxy M por preços mais baixos. De acordo com valores de comparadores, é possível pegar um Galaxy M55 de 256 GB pelo preço de um Galaxy A56 de apenas 128 GB, por exemplo. 

Mesmo assim, a relação não costuma ser positiva para os M. Com cada vez menos unidades disponíveis para compra, a tendência é que se torne mais favorável comprar um A — é o caso do Galaxy A16, já vendido por preços próximos do M15. 

Portanto, em grande parte dos casos, vale a pena procurar um Galaxy A mais novo. Entretanto, essa realidade pode mudar em um eventual lançamento dos “Galaxy Mx6” no Brasil, após já terem sido oficializados em outros países. 

Leia mais no Canaltech:

Será que o celular dobrável triplo da Samsung chega neste ano? Saiba mais no vídeo abaixo:

Leia a matéria no Canaltech.