
Resumo
- O Galaxy A52s não receberá mais atualizações de segurança ou Android.
- A Samsung encerrou o suporte oficial após quatro anos, cumprindo a promessa de lançamento.
- O fim do suporte implica em falta de proteção contra novas vulnerabilidades e possíveis incompatibilidades com futuros aplicativos.
A Samsung confirmou o fim do ciclo de atualizações para o Galaxy A52s. O aparelho, lançado no Brasil em setembro de 2021, foi removido da lista oficial de dispositivos que receberão novos pacotes de segurança e versões do Android.
A medida ocorre após o celular completar quatro anos no mercado, cumprindo a política de suporte determinada pela fabricante sul-coreana. A promessa de atualizações para o aparelho era de três grandes versões do Android e quatro anos de pacotes de segurança.
Lançado com Android 11 e One UI 3.1, o dispositivo recebeu atualizações que o levaram até o Android 14 e a One UI 6.1. Com o encerramento do suporte, o A52s não receberá mais nenhuma atualização de firmware ou pacotes que corrigem vulnerabilidades do sistema.
O que muda para os usuários?

O fim do suporte de software significa que, embora o Galaxy A52s continue funcionando por mais alguns anos, ele não estará mais protegido contra novas brechas de segurança. A ausência de novas atualizações também impede o acesso a novos recursos e pode, com o tempo, gerar incompatibilidade com versões futuras de aplicativos que exijam versões mais recentes do Android.
Para os usuários que consideram aposentar o aparelho, o mercado oferece sucessores como o Galaxy A56. Além do hardware mais moderno, ele faz parte da nova política de atualizações da Samsung, que garante até seis versões do Android e seis anos de pacotes de segurança — um salto em relação ao Galaxy A52s.
Intermediário potente

O smartphone foi oficializado no Brasil com preço sugerido de R$ 3.499 e chegou com a proposta de ser uma versão turbinada do Galaxy A52 5G. Seu diferencial foi a troca do processador Snapdragon 750G pelo Snapdragon 778G, dando um salto em desempenho, especialmente para jogos e multitarefa.
O aparelho possui uma bateria de 4.500 mAh e tela Super AMOLED de 6,5 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, característica até então mais comum em modelos topo de linha.
Apesar de ter saído de linha, o celular ainda pode ser encontrado em plataformas de marketplace e lojas especializadas em produtos usados ou recondicionados. O Galaxy A52s não é mais comercializado como um produto novo nos canais oficiais da Samsung ou nas grandes redes varejistas.
Com informações do SamMobile