
Uma das principais novidades de inteligência artificial da linha Galaxy S26 com processador Exynos deve ser a introdução do sistema EdgeFusion. De acordo com rumores recentes, trata-se de uma tecnologia capaz de gerar imagens por meio de processamento local no dispositivo.
- Quanto vale a pena pagar no Galaxy S24 Ultra em 2026?
- 6 recursos que só existem em celulares da Samsung
É esperado que o sistema gere imagens de 512 x 512 pixels em um tempo próximo ou inferior a um segundo. No entanto, o desempenho exato dependerá da otimização final do software.
Ao processar as imagens localmente, a Samsung reduz a necessidade de uso da nuvem, além de aumentar a privacidade e permitir a operação sem conexão ativa com a internet.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

A tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a empresa sul-coreana Nota AI, especialista em otimizar modelos de inteligência artificial para dispositivos leves.
O EdgeFusion utiliza uma versão modificada e “altamente otimizada” do Stable Diffusion, um modelo de geração de imagens de código aberto.
Tecnologia pode exigir Galaxy S26 em versão com Exynos
A implementação do EdgeFusion estaria ligada ao novo processador Exynos 2600, já apresentado como a primeira plataforma móvel de 2 nm da Samsung.
O componente teria sido “otimizado sob medida” para rodar o sistema EdgeFusion. Por isso, relatos indicam que o desempenho do Exynos 2600 em geração de imagens pode superar demonstrações anteriores da Qualcomm — o Snapdragon 8 Gen 3 levava entre 0,6 e 15 segundos em testes passados.
Atualmente, recursos concorrentes como o Pixel Studio e o Image Playground levam 10 segundos ou mais para processar dados em nuvem.
O Exynos 2600 deve estar equipado nos Galaxy S26 e S26 Plus na maioria dos mercados globais. Já o Galaxy S26 Ultra deve utilizar o processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 em todas as regiões.
Por enquanto, não há clareza sobre como a Samsung implementará a paridade de velocidade do EdgeFusion no chip da Qualcomm. Mesmo assim, é esperado que ambos os modelos recebam a funcionalidade de geração de imagens.
Para além da geração de imagens, os recursos de IA ainda devem incluir uma nova versão da assistente Bixby, alimentada pela tecnologia da Perplexity AI.
O sistema ainda trará refinamentos no AICore, aplicativo que gerencia as tarefas de inteligência artificial.
O evento Galaxy Unpacked pode ocorrer no dia 25 de fevereiro, ainda que a Samsung não tenha confirmado a data até o momento. Outras novidades dos aparelhos podem incluir telas com maior foco em privacidade, e um visual levemente modificado.
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi anuncia tablet gamer com tela de 144 Hz e processador Snapdragon
- Por que a OPPO submete seus celulares a testes que simulam anos de uso
- Samsung lança tela 3D que não precisa de óculos; conheça
Leia a matéria no Canaltech.

