Galaxy S26: Samsung dá novas pistas sobre Exynos no flagship

Tecnologia
Resumo
  • Samsung indicou em um relatório financeiro que o Exynos será usado nos seus modelos flagship em 2026.

  • Segundo o SamMobile, o trecho se refere à linha Galaxy S26, já que o Z Flip 7 migrou para o Exynos neste ano.
  • O novo chip Exynos 2600 deve focar em IA e pode superar os rivais em benchmarks.

A Samsung pode ter dado, nesta quinta-feira (30/10), uma pista mais forte sobre o retorno dos seus processadores à linha Galaxy S26. Durante a divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre deste ano, a empresa afirmou que vai “fortalecer a competitividade do processo Exynos para modelos flagship” em 2026.

Segundo o site SamMobile, especializado na cobertura da marca, o trecho apontando os “modelos flagship” é, muito provavelmente, uma referência à série Galaxy S26. A publicação nota que outros topos de linha, como o Galaxy Z Flip 7, já migraram para o Exynos neste ano.

O relatório reforça as expectativas de que o Exynos 2600, próximo chip topo de linha da marca, será uma aposta central da empresa.

O que esperar do Exynos 2600?

Rumores anteriores indicam que o Exynos 2600 será construído no processo de fabricação de 2 nanômetros (nm) da Samsung Foundry. A arquitetura interna do chip também deve ser robusta. Espera-se que o SoC utilize uma CPU de dez núcleos da série ARM C1 e mantenha a parceria com a AMD, trazendo uma GPU Xclipse 950 (baseada na arquitetura RDNA).

O chip deve realmente se destacar, segundo esses relatos, no processamento de IA. A NPU (Unidade de Processamento Neural) do Exynos 2600 teria apresentado um desempenho seis vezes superior ao do A19 Pro da Apple.

Em benchmarks vazados, o Exynos 2600 também teria superado o chip da Apple em 15% (CPU multi-core) e até 75% (GPU). Os mesmos testes teriam apontado uma NPU 30% mais rápida e uma GPU 29% superior à do rival Snapdragon 8 Elite Gen 5, da Qualcomm.

Segundo o SamMobile, a estratégia de distribuição deve mudar. Os Galaxy S26 e S26 Plus usariam apenas o Exynos 2600. O S26 Ultra, por sua vez, também usaria o chip da casa na maioria dos mercados, com o Snapdragon 8 Elite Gen 5 restrito a regiões como EUA, China e Japão.

Galaxy S26: Samsung dá novas pistas sobre Exynos no flagship