
Resumo
- A Anatel homologou o tablet Galaxy Tab S10 Lite 5G (modelo SM‑X406B), o que significa que já pode ser vendido no Brasil.
- O aparelho traz 5G, Wi‑Fi 6 e Bluetooth 5.3. A ficha técnica também deve incluir Exynos 1380, 6 GB de RAM, GPU Mali‑G68, suporte a S Pen e conectores POGO.
- Tab S10 Lite 5G rodaria One UI 7 e Android 15.
- Versão brasileira prevê carregador de 15 W.
A Samsung homologou o Galaxy Tab S10 Lite 5G, próximo tablet da linha mais acessível, na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A certificação, obtida pelo Tecnoblog, libera a venda do produto no Brasil e indica que um anúncio oficial pode estar próximo.
O aparelho, que deve chegar ao mercado para suceder o popular Galaxy Tab S6 Lite, ainda não foi anunciado globalmente. Entretanto, ele vem sendo alvo de uma série de vazamentos e certificações em órgãos internacionais nas últimas semanas.
Agora, com os documentos da Anatel em mãos, confirmamos que o modelo homologado (SM-X406B), terá conectividade 5G, além de Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.3. Vale notar que vazamentos anteriores também apontam para a existência de uma versão apenas com Wi-Fi, de número SM-X400, que ainda não passou pela agência.

O que sabemos do Tab S10 Lite 5G?
Nas últimas semanas, uma série de vazamentos ajudou a compor o retrato do que esperar do Galaxy Tab S10 Lite. O tablet deve vir equipado com 6 GB de memória RAM, processador Exynos 1380 (o mesmo presente no Tab S9 FE) e GPU Mali-G68. A expectativa é que ele já saia de fábrica com a One UI 7, baseada no Android 15.
De acordo com a listagem recente do aparelho no Google Play Console, a tela terá resolução de 2112 x 1320 pixels. Já o certificado de conformidade da Anatel aponta que o modelo oferecerá suporte à caneta S Pen e a conectores POGO, usados em capas com teclado.

Outro vazamento de julho, envolvendo a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), indica que o Tab S10 Lite terá uma bateria com capacidade de 8.000 mAh. Além disso, rumores apontam que o dispositivo suportará carregamento rápido de 25 W ou 45 W. Entretanto, a versão para o Brasil deve chegar com carregador de apenas 15 W na caixa, de acordo com a documentação.
Lançamento no Brasil
A Samsung ainda não confirmou a existência do Galaxy Tab S10 Lite nem divulgou uma data de lançamento. Contudo, a homologação na Anatel é um grande sinal de que estamos próximos de ver o aparelho chegando às prateleiras.
Considerando o ritmo dos vazamentos e o fato de o firmware do aparelho já ter sido visto nos servidores da Samsung em julho, é provável que o anúncio oficial aconteça nos próximos meses, talvez junto da linha principal Galaxy Tab S11.
Galaxy Tab S10 Lite 5G: novo tablet da Samsung já pode ser lançado no Brasil