Galaxy Z Fold 7 tá caro? Aproveite cada centavo com esses 8 recursos

Tecnologia

O Galaxy Z Fold 7 é um dos smartphones mais caros disponíveis no mercado brasileiro, e quem desembolsa a quantia de quase R$ 15 mil quer aproveitar cada funcionalidade que o aparelho oferece. Como se trata de um celular dobrável, há recursos específicos que podem ser ativados para melhorar significativamente a usabilidade no cotidiano.

Muitas dessas funções não vêm ativadas por padrão e ficam “escondidas” nas configurações do dispositivo. São recursos pensados especificamente para celulares dobráveis e que fazem toda a diferença na experiência de uso da tela maior.

Neste texto, separamos sete configurações essenciais que você deve ativar no Galaxy Z Fold 7 para tirar o máximo proveito do aparelho:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Manter o uso do app quando fechar a tela
  2. Desbloqueio de tela direto (sem precisar acender a tela)
  3. Ativar o modo Flex
  4. Desativar o espelhamento da tela inicial
  5. Ativar a barra de tarefas permanente
  6. Exibir menu multi-janelas com uma janela
  7. Usar a câmera traseira para tirar selfies

1 – Manter o uso do app quando fechar a tela

Por padrão, o Galaxy Z Fold 7 encerra automaticamente o aplicativo que está em execução quando você fecha a tela dobrável. Isso pode ser bem inconveniente quando você quer continuar usando o mesmo app na tela externa, e obriga você a abri-lo novamente.

Felizmente, há uma configuração que permite alterar esse comportamento. Nas opções do sistema, é possível escolher entre três modos: encerrar o app automaticamente, manter sempre aberto ou perguntar se quer manter ativo. A terceira opção é a mais prática para a maioria dos usuários.

Dá para manter um app aberto quando fechar a tela do Galaxy Z Fold 7 (Imagem: Divulgação/Samsung)

Quando ativada, basta dobrar a tela e deslizar para cima na tela externa para continuar usando o aplicativo que estava aberto na tela interna. Também é possível manter o app em uso ao tocar no sensor de impressões digitais, para desbloquear o aparelho. 

Isso é especialmente útil para apps como redes sociais, navegador web ou aplicativos de mensagem, que você pode querer usar tanto na tela grande quanto na pequena.

Esta configuração está localizada em Configurações > Visor > “Manter aplicativos na tela frontal”. Basta escolher entre as três opções e começar a usar. 

2 – Desbloqueio de tela direto (sem precisar acender a tela)

De forma nativa, o Galaxy Z Fold 7 exige que você acenda a tela antes que o sensor de impressão na lateral reconheça sua digital. Isso torna o processo de desbloqueio mais demorado do que deveria ser.

Há uma função que pode ser ativada para que o sensor de impressão digital funcione o tempo todo, sem precisar acender a tela antes. Com essa configuração ativa, você pode desbloquear o celular de forma muito mais rápida e intuitiva, apenas encostando o dedo no sensor.

O recurso é especialmente útil quando você está com pressa ou usando o celular com uma mão só. Em vez de fazer dois movimentos (acender a tela e depois colocar o dedo), você faz apenas um e o aparelho já está desbloqueado.

Desbloqueio rápido do Galaxy Z Fold 7 facilita o uso diário (Imagem: Gabriel Furlan Batista/Canaltech)

Para ativar, vá em Configurações > Tela de bloqueio e AOD > Bloqueio de tela e biometria > Impressões digitais e ative a opção “Impressão digital sempre ativada”. É uma pequena mudança que melhora consideravelmente a praticidade do dia-a-dia.

3 – Ativar o modo Flex

O modo Flex é um dos recursos mais interessantes dos celulares dobráveis da Samsung, mas muita gente não sabe que ele existe ou como ativá-lo. Quando o aparelho está semiaberto, uma parte da tela interna funciona como touchpad e outras configurações são adaptadas automaticamente.

É como se o Galaxy Z Fold 7 fosse usado como um mini notebook. Cada aplicativo aproveita essa funcionalidade de uma forma diferente: no YouTube, por exemplo, o vídeo fica na parte superior e os controles na inferior. Em apps de câmera, o visor fica em cima e os botões embaixo.

Modo Flex do Galaxy Z Fold 7 permite usar um dos lados da tela como “trackpad” como se fosse um notebook (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Você pode configurar para que o modo Flex seja ativado automaticamente quando a tela está no modo paisagem e semiaberta. Isso elimina a necessidade de ativar manualmente a função toda vez que quiser usá-la.

Para ativar, acesse Configurações > Recursos avançados > Painel do modo Flex > Exibir painel automaticamente ao dobrar. Nesta tela, dá para selecionar quais apps irão abrir o modo Flex sempre que o celular estiver semiaberto no modo paisagem. Isso só funciona se a rotação automática estiver ativada. 

4 – Desativar o espelhamento da tela inicial

Por padrão, o Galaxy Z Fold 7 usa o espelhamento da tela inicial, que replica os mesmos apps e configurações da tela externa na tela interna. Embora isso pareça prático, na verdade limita o potencial da tela maior.

Desativar o espelhamento permite organizar a tela interna de forma completamente independente, inclusive com aplicativos diferentes. Você pode, por exemplo, deixar apps de produtividade, streaming de vídeo ou jogos apenas na tela interna, já que são os que mais se beneficiam do espaço extra.

Dessa forma, a tela externa fica reservada para apps de uso rápido, como WhatsApp, Instagram ou navegador, enquanto a interna é otimizada para tarefas que realmente aproveitam o tamanho maior. É uma configuração que faz você tirar melhor proveito das duas telas.

Desativar o espelhamento da tela inicial torna melhor o uso do dobrável para produtividade (Imagem: Gabriel Furlan Batista/Canaltech)

Para desativar o espelhamento, vá em Configurações >  Tela inicial e desative a opção “Espelhamento da tela inicial”. Com isso, você poderá personalizar cada tela de acordo com seu uso específico.

5 – Ativar a barra de tarefas permanente

A barra de tarefas permanente é um recurso que funciona exclusivamente na tela interna e exibe os aplicativos da barra inferior da tela inicial em qualquer aplicativo que estiver aberto. É como ter uma dock fixa, similar ao que existe em computadores.

O principal benefício é a agilidade para abrir qualquer um desses apps de forma mais rápida, sem precisar voltar à tela inicial. Além disso, facilita muito a ativação do modo multi-tarefas: basta selecionar um ícone da barra de tarefas e arrastar para um dos lados da tela.

Barra de tarefas permanente facilita na hora de abrir apps em multitarefas (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Para aproveitar ao máximo este recurso, é fundamental organizar bem a barra de tarefas na tela inicial. Deixe apenas os apps que mais se beneficiam da tela maior, como aplicativos de produtividade, streaming, vídeos ou leitura. Apps de uso rápido, como câmera ou calculadora, não fazem tanto sentido aqui.

A função pode ser ativada em Configurações > Visor > Barra de tarefas > Estilo da barra de tarefas. Essa função só pode ser ativada e configurada com o celular desdobrado.

6 – Exibir menu multi-janelas com uma janela

O menu multi-janelas aparece como um pequeno traço centralizado no topo dos aplicativos e facilita ações como ativar multi-tarefas, minimizar ou fechar apps. Nativamente, esse menu só é exibido quando há dois aplicativos abertos simultaneamente.

No entanto, é possível configurar para que esse menu apareça mesmo quando houver apenas um app em execução. Isso pode parecer um detalhe, mas torna a navegação muito mais prática, especialmente quando você quer alternar rapidamente entre modos de tela ou ativar o multi-tarefas.

Com o menu sempre visível, você não precisa fazer gestos específicos ou procurar nas configurações para ativar funcionalidades avançadas. Tudo fica mais acessível e intuitivo.

Menu multi-tarefas também auxilia na hora de abrir apps na tela dividida ou em uma janela menor  (Imagem: Bruno Bertonzin/Canaltech)

Para ativar, vá em Configurações > Recursos avançados > Múltiplas janelas e ative “Exibir menu Multi janelas com 1 janela”. 

7 – Usar a câmera traseira para tirar selfies

Uma das principais vantagens de um celular dobrável é a possibilidade de tirar selfies com a câmera traseira, que geralmente tem qualidade muito superior à frontal. Com o Galaxy Z Fold 7, você pode ter autorretratos com mais definição e melhor qualidade de imagem.

O processo é bem simples: com o celular aberto e a câmera traseira ativada, clique no ícone que aparece no canto superior direito, de um quadrado dividido em dois lados. Com a tela fechada e câmera traseira aberta, clique no ícone “selfie” no canto superior esquerdo e abra a tela. 

Assim, você terá um preview em tempo real do que está sendo fotografado na tela externa, e pode ser guiar por ela para total controle do enquadramento.

Este recurso é especialmente útil para fotos em grupos, retratos com mais qualidade ou situações onde a câmera frontal não entrega o resultado esperado. A diferença de qualidade entre as câmeras traseira e frontal é bem significativa na maioria dos smartphones.

Leia mais no Canaltech:

ASSISTA: Samsung Galaxy Z Fold 7: ele evoluiu, mas a bateria não [ANÁLISE/REVIEW]

Leia a matéria no Canaltech.