Galaxy Z Trifold: celular que dobra em 3 faz sucesso e está totalmente esgotado

Tecnologia

O Galaxy Z Trifold, novo dobrável da Samsung, esgotou seu lote inicial pouco após o lançamento. O aparelho de dobradiça dupla registra alta demanda em mercados asiáticos, com grande destaque para a capacidade de transformar um celular em um tablet de 10 polegadas.

A Samsung enfrenta dificuldades para atender à demanda pelo Z Trifold. O lote de estreia foi totalmente vendido na Coreia do Sul e um segundo lote foi esgotado em dois minutos. O cenário de escassez se repete na China e Emirados Árabes, onde a procura supera a oferta.

A principal característica técnica é o sistema de dobradiça dupla. O mecanismo permite que o painel OLED se dobre em dois pontos distintos, criando um formato em “Z”. Fechado, ele opera como um smartphone convencional, mas com espessura um pouco maior.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para suportar essa versatilidade, o aparelho é equipado com o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy. O conjunto de desempenho é robusto, contando com 16 GB de memória RAM e opções de armazenamento interno de 512 GB ou 1 TB.

A grande inovação de software é o “DeX autônomo”. Pela primeira vez, o modo desktop funciona diretamente na tela do próprio celular. Isso elimina a necessidade de conectar um monitor externo, transformando o Trifold em uma estação de trabalho portátil completa.

O Trifold permite usar o Modo DeX sem um monitor externo (Imagem: Reprodução/Mrwhosetheboss)

Quando totalmente aberto, o dispositivo oferece uma área de visualização contínua de aproximadamente 10 polegadas. O software adapta a interface automaticamente, permitindo o uso de três aplicativos simultâneos lado a lado, focando em multitarefa.

A Samsung confirmou o cronograma de distribuição internacional. Novos lotes chegarão oficialmente aos mercados da China, Taiwan e Cingapura antes do final de dezembro. Já os Estados Unidos receberão o aparelho no início de 2026.

Brasil fora da festa

Para o consumidor brasileiro, não há novidades. A empresa não incluiu o Brasil no calendário de lançamentos e não há previsão de vendas ou estimativa de preço para o mercado nacional até o momento.

Leia mais no Canaltech

Assista: Galaxy Z TriFold x Huawei Mate XT

Leia a matéria no Canaltech.