
O preço médio da gasolina na primeira quinzena de dezembro ficou em R$ 6,33, e do etanol, em R$ 4,50, segundo levantamento do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL). Os dados indicam que os motoristas precisam se planejar para as viagens de férias, já que a melhor escolha entre os combustíveis exige cálculos precisos para evitar prejuízos no orçamento de fim de ano.
- 5 carros usados bons e baratos para cair na estrada
- “O carro do meu pai”: os veículos que marcaram a infância dos anos 80, 90 e 2000
Embora o cenário nacional seja de oscilação, o comportamento dos preços reflete fortes desigualdades regionais. Veja só: o Sudeste segue ostentando as médias mais baixas para ambos os produtos, enquanto a região Norte enfrenta os valores mais altos da gasolina devido à complexidade logística da região.
Enquanto isso, o estado de Minas Gerais destacou-se negativamente no período, liderando as altas tanto para o combustível fóssil quanto para o renovável.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Gasolina ou etanol?
Segundo o IPTL, o etanol é hoje a escolha financeiramente mais vantajosa em apenas 11 estados, com competitividade mais expressiva e exclusiva na região Centro-Oeste. No restante do país e no Distrito Federal, a gasolina ainda oferece um melhor custo-benefício por quilômetro rodado.

Por outro lado, o levantamento destacou os benefícios ambientais do etanol, que emite menos gases do efeito estufa. Como é esperado que os preços do etanol sofram elevações sazonais, a melhor opção é acompanhar as variações de custo nos postos.
Leia também:
- Casa solar sobre rodas impressiona ao completar viagem de 2.000km na Europa
- 5 coisas que não podiam faltar em viagens de carro nos anos 1990
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Leia a matéria no Canaltech.

