
Resumo
- Gboard deve ganhar “modo cursor” que facilita navegação em textos, criando uma área semelhante a um trackpad;
- Recurso foi descoberto na versão beta do Gboard, mas ainda não há previsão oficial de lançamento;
- Apesar disso, “modo cursor” está em fase avançada de desenvolvimento, o que sugere um lançamento para um futuro próximo.
O Gboard é um teclado virtual para Android e iOS que, além de suportar o tradicional modo de digitação, permite que o usuário arraste o dedo sobre as teclas para formar palavras. Em breve, a ferramenta deverá ganhar uma função extra: um “modo cursor” que, de certo modo, cria um trackpad na tela.
A ideia não é, exatamente, oferecer uma espécie de cursor de mouse na tela que faria o usuário ter, no celular, uma experiência semelhante ao desktop, mas facilitar a navegação dentro de textos, principalmente se eles forem exibidos em uma tela grande.
Hoje, o Gboard permite mover o cursor de texto para a esquerda ou a direita se o usuário segurar o dedo sobre a barra de espaço e deslizá-lo no sentido desejado. Também é possível ir para um ponto específico de um texto tocando sobre ele, mas esse procedimento não é lá muito prático.
É aí que o “modo cursor” passa a fazer sentido. Para ativá-lo, o usuário precisaria apenas pressionar e segurar a barra de espaço. Na sequência, as teclas virtuais do Gboard darão espaço a uma área de navegação com cursor que lembra justamente o trackpad de um notebook para permitir ao usuário escolher onde colocar o ponto de inserção de texto.
Com isso, ficará mais fácil e rápido corrigir ou mudar um trecho que está em algum parágrafo mais acima ou mais abaixo. Essa possibilidade deixa claro que o novo recurso viria para ser útil especialmente na edição de textos longos.

Quando o “modo cursor” chegará ao Gboard?
Este é o momento do balde de água fria: ainda não há previsão de chegada do “modo cursor” ao Gboard. Na verdade, o Google não fez nem mesmo um anúncio oficial sobre o recurso até o momento.
O suposto “modo cursor” foi descoberto pelo Android Authority após a exploração da versão 16.8.2.867538971-beta-arm64-v8a do aplicativo do Gboard para Android. Tudo indica que, por ora, o recurso está apenas sendo testado internamente pelo Google.
Existe até a possibilidade de, no fim das contas, o “modo cursor” não chegar ao Gboard. Mas as capturas de tela sugerem que a funcionalidade está em fase avançada de desenvolvimento. Então, se fosse para apostar, eu jogaria as minhas fichas no Google lançando o recurso ainda no primeiro semestre de 2026. Que assim seja.
Gboard, teclado do Google, deve ganhar modo “trackpad” em breve

