
Resumo
- Google anunciou hoje (18/11) o Gemini 3, nova família de modelos de IA da empresa.
- O Gemini 3 Pro, primeiro dessa geração, começou a ser disponibilizado no app, na busca com Modo IA e nas ferramentas para desenvolvedores.
- A empresa também introduziu o Deep Think, um novo modo de raciocínio que explora ideias simultaneamente.
O Google anuncia nesta terça-feira (18/11) o Gemini 3, sua nova geração de modelos de inteligência artificial. O primeiro da família é o Gemini 3 Pro. Ele começa a chegar hoje, de forma gradual, ao app e à busca com Modo IA. É a primeira vez que a empresa libera um novo modelo de IA na busca no mesmo dia de lançamento.
As informações foram compartilhadas em uma reunião online restrita a jornalistas de veículos selecionados. Eu participei da conversa representando o Tecnoblog.
As ferramentas de desenvolvedores do Google também recebem a integração com o Gemini 3 Pro, que chega primeiro aos EUA. Nas próximas semanas, o modelo será integrado aos resumos de IA (AI Overviews). Tanto no Modo IA quanto nos resumos, o novo modelo será acionado automaticamente sempre que oferecer a melhor resposta.
Segundo o diretor de tecnologia do Google DeepMind, Koray Kavukcuoglu, o novo modelo evita “enrolações” e foca em respostas “inteligentes, contextualizadas e diretas”, que “evitam clichês”. Ele afirma que o Gemini 3 é o modelo “mais poderoso” criado pela empresa até hoje, e diz que é um salto rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI).
“É o melhor modelo do mundo para compreensão multimodal e é nosso modelo de codificação mais poderoso”
Koray Kavukcuoglu, CTO do Google DeepMind
Além disso, o Gemini 3 chega com a premissa de ser o “mais seguro até agora”. De acordo com Kavukcuoglu, ele tem melhor proteção contra uso indevido em ataques cibernéticos.
Ao todo, o Google contabiliza mais de 650 milhões de usuários ativos no app Gemini mensalmente. Somando às ferramentas de busca, são cerca de 2 bilhões de usuários mensais.
Google Deep Think

O Google também anunciou o Deep Think, novo modo de raciocínio do Gemini 3. O recurso é diferente do Deep Research: “LLMs normalmente raciocinam gerando tokens sequencialmente”, explica a diretora sênior e líder de produto dos modelos Gemini, Tulsee Doshi. “O Deep Think cria uma estrutura paralela que explora várias ideias simultaneamente”.
Doshi garante que o Gemini 3 consegue resolver problemas científicos e matemáticos com um “grau muito alto de confiabilidade”, graças a essa nova capacidade de simular raciocínio. Por enquanto, o Deep Think passa por testes de segurança. Nas próximas semanas, chegará aos assinantes do plano AI Ultra.
De graça?

O Gemini 3 Pro está sendo integrado às soluções do Google e chega de graça no aplicativo Gemini. Assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra poderão acessar a nova versão no Modo IA da busca.
Quem assina qualquer um dos planos — AI Plus, AI Pro ou AI Ultra — continua com limites maiores de uso do serviço. No Brasil, esses planos custam entre R$ 24,99 e R$ 1.209,90 por mês.
Josh Woodward, do Google Labs, revelou que estudantes universitários nos EUA terão um ano grátis da assinatura do Google AI Pro, que inclui o Gemini 3 Pro com esses limites maiores. No bate-papo, não houve confirmação de que o benefício se estenderia aos estudantes brasileiros, mas a oferta costuma ser disponibilizada por aqui.

