
O Google anunciou, nesta quinta-feira (19), o lançamento do seu novo modelo de inteligência artificial (IA), o Gemini 3.1 Pro. De acordo com a gigante das buscas, a nova IA apresenta avanços que possibilitam a resolução de problemas ainda mais complexos.
- Tudo sobre o Gemini: veja como a IA do Google funciona e os seus recursos
- Gemini ganha recurso para criar músicas com IA; veja como funciona
A empresa ressalta que o 3.1 Pro foi projetado para realizar tarefas que demandam raciocínio mais profundo. Em relação ao seu antecessor, o Gemini 3 Pro, o novo modelo é mais eficiente em ajudar os usuários a obter explicações visuais mais claras sobre um assunto complexo e a sintetizar dados.
O novo modelo de IA do Google também se destaca em atividades relacionadas a processos criativos, como gerar SVGs animados com mais nitidez e prontos para uso em sites a partir de comandos de texto. Ele também tem capacidade de produzir experiências imersivas ricas em estímulos visuais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Os avanços de raciocínio do 3.1 Pro foram evidenciados no benchmark ARC-AGI-2, que avalia a capacidade de um modelo de resolver padrões lógicos inéditos. O novo modelo alcançou a pontuação de 77,1%, mais do que o dobro do desempenho do Gemini 3 Pro.
O Gemini 3.1 Pro já está disponível?
O 3.1 Pro foi liberado em versão de pré-visualização no aplicativo do Gemini, com restrições de uso para usuários do plano gratuito e limites maiores para assinantes dos planos Google AI Pro e Ultra. O novo modelo também está disponível no NotebookLM, mas somente nas assinaturas Pro e Ultra.
Além disso, desenvolvedores e empresas podem acessar a versão prévia do 3.1 Pro por meio da API Gemini em plataformas como:
- AI Studio;
- Antigravity;
- Vertex AI;
- Gemini CLI;
- Android Studio;
- Gemini Enterprise.
Leia também:
- Como funciona a nova Inteligência Personalizada do Gemini?
- De TV a carro: o que o Gemini consegue fazer em cada dispositivo?
- Como o Gemini vai controlar apps no seu celular? Veja o futuro da IA do Google
Leia a matéria no Canaltech.

