
O Google anunciou, nesta quarta-feira (18), o Lyria 3, modelo de inteligência artificial (IA) que permite a criação de músicas no Gemini. De acordo com a empresa, um dos destaques do novo recurso é a possibilidade de gerar faixas a partir de comandos simples em diferentes formatos.
- Tudo sobre o Gemini: veja como a IA do Google funciona e os seus recursos
- Como o Gemini vai controlar apps no seu celular? Veja o futuro da IA do Google
O novo modelo aprimora as gerações anteriores do Lyria, já que agora não é mais necessário fornecer uma letra para que a IA produza o som. Além disso, os usuários passam a ter mais controle criativo sobre elementos como estilo, vocal e ritmo ao fazer as solicitações.
A big tech ressalta que o objetivo do Lyria 3 não é criar uma “obra-prima musical”, mas sim ser um recurso divertido para que os usuários possam explorar sua criatividade ao gerar músicas e compartilhá-las com outras pessoas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo o Google, todas as faixas geradas no Gemini contarão com o SynthID, marca d’água “invisível” que permite identificar conteúdos gerados por IA. A ferramenta da companhia também passa a oferecer suporte para que usuários verifiquem se um áudio foi, ou não, criado com o uso de inteligência artificial.
Outro ponto destacado pela gigante das buscas é que artistas serão usados apenas como “inspiração criativa”, mas não serão imitados pela ferramenta. Caso haja violação de direitos autorais, será possível denunciar o conteúdo.
Como funciona o Lyria 3?
Para gerar músicas no Gemini com o Lyria 3, basta clicar em “Música” na aba de seleção de modelos do aplicativo. Em seguida, o usuário pode fazer a solicitação de diferentes formas, como inserir um comando de texto descrevendo um gênero, tema ou vibe específica para a faixa.
Também é possível enviar fotos ou vídeos de referência para que a IA produza a música com base nesses elementos.
Após o envio do comando, o Gemini cria uma faixa de até 30 segundos. Além disso, o app gera capas personalizadas pelo Nano Banana, facilitando o compartilhamento da música — seja por download do arquivo ou por meio de um link.
O Google informou ainda que está integrando o Lyria 3 ao Dream Track no YouTube. Com isso, criadores de conteúdo poderão gerar áudios personalizados para trilhas sonoras dos Shorts.

Disponibilidade do recurso
A criação de músicas no Gemini começou a ser disponibilizada gradualmente na versão beta em português, inglês, alemão, espanhol, francês, hindi, japonês e coreano. A funcionalidade deve chegar primeiro à versão para desktop e, posteriormente, ao aplicativo móvel.
O Google também destacou que o Lyria 3 estará disponível na versão gratuita do Gemini, enquanto assinantes dos planos Google AI Plus, Pro e Ultra terão acesso a limites maiores de geração de faixas.
Leia também:
- Como funciona a nova Inteligência Personalizada do Gemini?
- De TV a carro: o que o Gemini consegue fazer em cada dispositivo?
- Gemini agora identifica fotos criadas por IA; veja como usar
Leia a matéria no Canaltech.

