Gemini poderá ler seus livros salvos no celular, aponta site

Tecnologia

O aplicativo Google Play Livros pode receber em breve um botão chamado “Ask Gemini” – pergunte ao Gemini, em inglês – de acordo com uma análise de códigos do site Android Authority. 

O portal descobriu a possível atualização durante uma análise do arquivo de instalação (APK teardown) da versão beta v2025.11.29.2 do aplicativo. 

Até o momento, o Google não anunciou o recurso oficialmente, mas os códigos encontrados indicam que a funcionalidade deve aparecer no menu de seleção de texto, ao lado de opções tradicionais como a de definição de dicionário.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para que serviria IA em um livro?

Apesar da inclusão de inteligência artificial (IA) generativa em um app de leitura possa parecer redundante, a proposta sugere um aprofundamento na interpretação de texto. 

Diferente do botão “Definir”, que traz apenas o significado literal de uma palavra, o recurso “Ask Gemini” seria capaz de analisar parágrafos inteiros.

Entre as possíveis funções, a ferramenta poderia gerar resumos do trecho selecionado, simplificar linguagens muito complexas ou fornecer contextos do mundo real e fatos históricos relacionados ao que está sendo lido. 

Isso transformaria a IA em uma espécie de assistente de estudo ou de compreensão para obras mais densas, de acordo com o Android Authority.

Integração ainda é incerta

Mesmo com a string do código para o novo botão já presente no app, ainda não está claro como a interface reagirá. Não se sabe se o Gemini abrirá uma janela flutuante sobre o livro ou se o usuário será redirecionado para o aplicativo dedicado da IA para ver as respostas.

É importante ressaltar que recursos descobertos em desmontagens de APK (APK teardowns) representam funcionalidades em teste ou desenvolvimento. Portanto, existe a possibilidade de o Google alterar a ferramenta ou até mesmo descartá-la antes de um lançamento público oficial.

Veja também:

Ouça o Podcast Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.