Gemini vai importar mais dados do Google Maps para melhorar respostas; entenda

Tecnologia

O Google começou a distribuir uma atualização para o aplicativo Gemini que melhora a forma como a inteligência artificial exibe informações do Google Maps. A integração passa a destacar mapas interativos e cards visuais de locais, tornando as respostas mais completas e fáceis de interpretar, especialmente em buscas por estabelecimentos, rotas e pontos de interesse.

Antes da mudança, as consultas que acionavam o Google Maps traziam respostas textuais, com um pequeno mapa exibido apenas ao final. Agora, o Gemini reorganiza tudo em um formato mais visual, colocando o mapa no topo, com pinos temáticos em forma de emoji para diferenciar os locais e cards individuais com fotos, notas e informações essenciais, como endereço e horário de funcionamento.

Outra novidade é a inclusão de resumos gerados pelo próprio Gemini a partir das avaliações públicas do Google Maps. Os usuários podem tocar em cards para ver as seções “As pessoas mais falam sobre”, “Resumo das avaliações” e “Dicas dos revisores”. A atualização está sendo lançada para o aplicativo em desktops e dispositivos móveis, inicialmente para quem usa o Gemini em inglês.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Google Maps
O Gemini agora vai mostrar mapas interativos e cards visuais em consultas do Google Maps. (Imagem: Marcelo Salvatico/Canaltech)

Como usar o Google Maps no Gemini?

Para usar o recurso, é preciso estar logado no Gemini e manter a opção “Manter Atividade” ativada nas configurações, pois sem isso as informações do Maps ficam indisponíveis. Depois, é só abrir o app e fazer qualquer pergunta que envolva lugares, trajetos ou recomendações.

O assistente identifica automaticamente quando deve consultar o Google Maps e passa a exibir um mapa no início da resposta, seguido de cards com fotos, avaliações, horários, rotas e detalhes sobre cada local.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: POR QUE EXISTEM CASAS BORRADAS NO MAPS? #shorts

Leia a matéria no Canaltech.