O Google DeepMind anunciou o Genie 3, novo modelo de inteligência artificial capaz de criar mundos em 3D, desenvolvido especialmente para jogos. A ferramenta transforma imagens simples ou comandos de texto em um jogo interativo, mas ainda não está disponível ao público.
- Como usar o Veo 3? IA do Google cria vídeos realistas
- Nova IA do Google transforma texto e imagem em game interativo
“O Genie 3 é o nosso primeiro modelo de mundo a permitir interação em tempo real, além de melhorar a consistência e o realismo em comparação com o Genie 2”, informou a empresa no comunicado.
O lançamento ocorre como uma prévia limitada para pesquisa, com acesso concedido apenas a um grupo de acadêmicos e criadores. O principal objetivo da ferramenta é projetar ambientes simulados com diferentes finalidades: educação, treinamento e, principalmente, entretenimento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Entre as melhorias, a nova versão mantém os ambientes mais estáveis por até um minuto. Antes, os elementos fora da cena desapareciam após 10 ou 20 segundos. Para explorar os espaços criados, o usuário utiliza comandos de teclado semelhantes aos dos videogames.
A resolução também foi aprimorada: agora o modelo opera em 720p, com taxa de 24 quadros por segundo.
Desenvolvedores compartilharam suas experiências com a nova ferramenta na rede X.
Google’s Genie 3 is capable of generating full 3D worlds.
But not only that, they are FULLY INTERACTIVE.
Here are the most incredible demos they shared: pic.twitter.com/L8S1zwvQ5c
— Matthew Berman (@MatthewBerman) August 5, 2025
They solved environmental consistency with Genie 3, and this was an emergent capability. You can see the trees remain the same even after being out of line of sight. Visual memory extends back one minute now. Google is on a steady path to a real world simulator. https://t.co/2TyMafRvq1 pic.twitter.com/2TrNvXFGbu
— Andrew Curran (@AndrewCurran_) August 5, 2025
Apesar dos avanços, o modelo ainda apresenta limitações. A estabilidade dos ambientes permanece um desafio. O próprio Google DeepMind reconhece que certos mundos exigiriam consistência por horas, e não apenas minutos.
Outro ponto crítico envolve possíveis alucinações e imprecisões visuais. O Genie 3 pode gerar movimentos incorretos dos personagens, que podem se deslocar em direções erradas ou de forma invertida.
Qual a diferença entre o Genie 3 e o Veo 3?
O Genie 3 é um “modelo de mundo” focado em criar ambientes interativos e jogáveis a partir de prompts de texto ou imagem. Ele permite gerar mini-jogos e simulações em tempo real.
Já o Veo 3 é um modelo de geração de vídeo voltado à criação de clipes cinematográficos de alta qualidade, também a partir de prompts de texto. A ferramenta atende à produção de vídeos realistas prontos para uso profissional.
As diferenças também aparecem na resolução e duração dos conteúdos. O Genie 3 opera em 720p, enquanto o Veo 3 alcança até 4K. O tempo de interação também varia: o Genie 3 sustenta minutos de navegação, enquanto o Veo 3 limita os vídeos a 8 segundos.
Leia mais:
- Vale a pena pagar por uma IA? Entenda os benefícios de assinar um chatbot
- Qual é a diferença entre IA generativa e agentes de IA?
- ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?
VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.