A Huawei, além dos serviços e produtos tecnológicos que oferece, também está presente no ramo automotivo com seus carregadores ultrarrápidos — inclusive no Brasil.
- Como funcionam as vagas para carro elétrico? Posso levar multa?
- Cidade na Alemanha carrega carro elétrico na calçada, mas sem “gato”; saiba como
A marca chinesa iniciou no ano passado a comercialização dos seus carregadores no país tupiniquim, mas dessa vez mostrou oficialmente a estação de recarga por aqui, durante o evento Intersolar de 2025. E o CT Auto pôde dar uma olhada de perto no sistema.
A empresa, inicialmente, está chegando ao Brasil com uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, para aumentar a infraestrutura de carregamento nas garagens de ônibus da capital — mas no futuro pretende oferecer carregadores públicos em território nacional. A iniciativa tem como objetivo aumentar a capacidade de carregamento dos modelos na cidade, que têm sofrido com a falta de carregadores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

O projeto tem a ambiciosa missão de instalar carregadores em todas as garagens de ônibus na capital paulista. Até o momento, apenas um foi instalado, com capacidade para carregar até 6 veículos ao mesmo tempo. Até o fim de 2026, a companhia pretende vender 100 unidades de potência (Power Units) e 400 dispensadores de recarga.
“Quando trouxemos essa tecnologia ao Brasil em 2024, apresentamos uma visão. Agora, em 2025, estamos falando de implementação e escala”, afirma o Dr. Roberto Valer, diretor-técnico da Huawei Digital Power.
Como é a estação de recarga da Huawei?
A unidade de potência oferece 720 kW de potência e pode ser dividida em até 12 pontos de recarga simultâneos. Esses carregadores são instalados em conjunto do sistema BESS, que possui um conjunto de baterias de grande porte para fornecer energia para o sistema.

Essa alta potência se destaca entre outros modelos de carregadores já presentes no mercado brasileiro. É raro encontrar por aí estações ultrarrápidas como essa, por conta de seu custo e necessidade energética.
Um carregador como esse, por exemplo, consegue levar um Zeekr 7X de 10% a 80% em cerca de 13 minutos, já que o modelo suporta carregamentos de até 400 kW de capacidade.
Planos para o futuro
Nesse início, a Huawei ainda não vai entrar para o mercado de carregadores de carros elétricos públicos, mas a marca pretende ingressar após a concretização do projeto com a Prefeitura de São Paulo.
Leia também:
- Novo carro elétrico chinês põe fim ao problema de recarga; entenda
-
Motorista faz ‘gato’ em poste para carregar carro; saiba por que é perigoso
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.