GitHub fica sem CEO e será chefiado por divisão de IA da Microsoft

Tecnologia
Resumo
  • Thomas Dohmke deixará o cargo de CEO do GitHub no fim de 2025; a Microsoft não nomeará substituto.
  • Plataforma ficará sob gestão do CoreAI, divisão de IA da Microsoft liderada por Jay Parikh.
  • Mudança aumenta integração do GitHub às estratégias e produtos de inteligência artificial da empresa.

O CEO do GitHub, Thomas Dohmke, anunciou nesta segunda-feira (11/08) seus planos de deixar a empresa. A Microsoft, que é dona do GitHub, não contratará outro executivo para o cargo: as demais lideranças vão se reportar ao time de CoreAI.

“Ficarei até o fim de 2025 para ajudar na transição e deixo a empresa com muito orgulho de tudo que construímos como uma empresa prioritariamente remota, com funcionários espalhados pelo mundo”, escreveu Dohmke em um memorando endereçado aos funcionários.

Comprado em 2018, o GitHub opera de forma relativamente independente, mas tem se tornado mais próximo da gigante da tecnologia. Em 2021, quando o próprio Dohmke assumiu o posto de CEO, o cargo passou a se reportar à divisão de desenvolvedores da Microsoft.

Qual o futuro do GitHub na Microsoft?

O time de CoreAI da Microsoft foi formado em janeiro de 2025 e é liderado por Jay Parikh, ex-executivo da Meta. O setor tem como foco criar plataformas e ferramentas de inteligência artificial para os consumidores e para a própria empresa, englobando também a divisão de desenvolvimento.

O GitHub já fazia parte do CoreAI, mas ainda mantinha seu próprio CEO. Com as mudanças anunciadas, Julia Liuson, líder da divisão de desenvolvedores, vai supervisionar receitas, engenharia e suporte. Já Mario Rodriguez, chefe de produto do GitHub, vai se reportar ao vice-presidente de plataformas de IA, Asha Sharma.

Por isso, é de se esperar que o GitHub seja mais integrado aos produtos de IA — e também às estratégias da Microsoft nesse terreno.

Como observa o Axios, o GitHub tem estado na linha de frente da integração de IA a produtos da companhia. Além disso, a plataforma vem cumprindo o papel de atrair desenvolvedores para o Windows, o Azure e mais serviços da empresa.

Com informações do Axios e do Verge

GitHub fica sem CEO e será chefiado por divisão de IA da Microsoft