GM e Hyundai formam aliança que promete balançar mercado automotivo

Tecnologia

Duas gigantes do setor automotivo resolveram unir forças para, quem sabe, frear o crescimento das marcas chinesas. Hyundai e GM anunciaram, na noite de quarta-feira (6), uma parceria que promete balançar o mercado em países das Américas Central e do Sul.

A aliança firmada entre a fabricante sul-coreana e a marca estadunidense consiste em compartilhar tecnologias para a fabricação de quatro carros inéditos, projetados para chegar aos mercados dessas regiões a partir de 2028: um SUV, um carro de passeio compacto e duas picapes — uma compacta e uma média.

O contrato de parceria também engloba a colaboração em outras frentes e prevê transporte, logística e até compra de materiais feita de forma conjunta pelas duas gigantes do setor automotivo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A expectativa, segundo executivos da GM e da Hyundai, é que os quatro carros desenvolvidos em conjunto alcancem números expressivos, com vendas na casa de 800 mil unidades por ano.

GM e Hyundai firmaram aliança que prevê lançamento de quatro carros inéditos até 2028 (Imagem: Divulgação/General Motors)

Como vai funcionar a parceria entre GM e Hyundai?

As marcas ainda não divulgaram todos os detalhes da parceria, mas, até o momento, o que se sabe é que os carros produzidos de forma combinada por GM e Hyundai preservarão algumas características próprias.

A ideia é que as fabricantes compartilhem as bases de engenharia e, futuramente, de propulsores e células de hidrogênio, mas mantenham o design interior e exterior com as respectivas identidades de cada marca.

“A colaboração estratégica da Hyundai com a GM nos ajudará a continuar a oferecer valor e opções aos nossos clientes em diversos segmentos e mercados de veículos”, sintetizou José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai. “Ao firmarmos essa parceria, a GM e a Hyundai oferecerão mais opções aos nossos clientes, com mais rapidez e a um custo menor”, emendou Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM, em comunicado conjunto.

Em relação aos carros em si, o que se sabe é que a GM será a responsável pelo desenvolvimento da plataforma de onde sairá a inédita picape média, enquanto a Hyundai, até o momento, se responsabilizou pela produção dos veículos compactos e pela van elétrica que será lançada nos Estados Unidos.

Leia mais:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil?

Leia a matéria no Canaltech.