Em nova atualização ao Gmail, a Google anunciou a melhoria da privacidade nos e-mails: agora, todas as contas Google Workspace Enterprise Plus que tenham a extensão Assured Controls podem enviar e-mails com encriptação ponto-a-ponto (E2EE). A mensagem pode ser mandada a qualquer destinatário, democratizando a confidencialidade.
- Como deixar a conta Google mais segura | 5 dicas
- Como verificar se alguém invadiu a sua conta do Google? Veja 6 dicas
O Gmail já usava a encriptação TLS para a privacidade das mensagens eletrônicas, mas a novidade é a encriptação do lado do cliente (CSE), o que quer dizer que a codificação do e-mail é feita direto no navegador, antes de chegar aos servidores da Google. O corpo do e-mail, junto aos anexos e imagens, fica trancado, sendo que a própria Google só tem acesso ao cabeçalho, assunto e destinatário.
Encriptação total e como usar
A facilidade que vem com a nova tecnologia dispensa a troca manual de certificados de segurança S/MIME entre remetente e destinatário, como era feito antes. O processo é direto: um destinatário externo, que use o serviço do Outlook ou outro tipo de e-mail, é notificado do recebimento da mensagem. Para lê-la, ele tem de clicar no link recebido, levando a um local seguro para leitura da comunicação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

A identidade do destinatário é confirmada por código enviado ao e-mail, podendo, então, acessar a mensagem por meio de uma conta de convidado temporária da Google. Para mandar uma mensagem encriptada, siga os seguintes passos:
- Clique em “Escrever”;
- Clique no botão “Segurança da mensagem”, no canto da janela;
- Selecione “Encriptação adicional”;
- Clique em “Ativar”.
É importante lembrar de fazer isso antes de começar a escrever: ligar a encriptação antes da composição da mensagem fará o Gmail apagar a mensagem e abrir uma nova caixa em branco para digitação. Os administradores de sistema também vão precisar habilitar a ferramenta a nível de grupo e unidade organizacional, já que ela vem desativada por padrão.
A atualização começou a ser disponibilizada gradualmente aos clientes Google Workspace Enterprise Plus na última terça-feira (30), e deve chegar a todos nas próximas semanas.
Veja mais:
- Como usar o Gmail | Guia Prático
- Como liberar espaço no Gmail | 5 dicas
- 13 dicas para manter seu Gmail organizado
VÍDEO | Cuidado com seu e-mail, vagas de emprego falsas roubam seus dados pessoais para recuperar sua senha
Leia a matéria no Canaltech.