“Golpe do cartão trocado” se espalha pelo Brasil; veja como se proteger

Tecnologia

Assim como a tecnologia dos cartões de crédito, os golpes envolvendo o sistema de pagamento também evoluem. Um método de fraude crescente no Brasil é o chamado “golpe do cartão trocado”, onde o estelionatário rouba o cartão da vítima e devolve um idêntico, usando-o para compras até que seja percebido.

Um incidente emblemático da técnica ocorreu com Lucas Hiroshi, influenciador digital de 25 anos que perdeu R$ 4.000 em São Paulo ao tentar comprar uma água de R$ 3 reais de um ambulante da cidade. O agravante do caso, relatado na rede social TikTok, é que o cartão da vítima não traz seu nome escrito em lugar algum.

O golpe do cartão trocado e como se prevenir

No relato de Hiroshi, ele conta que estava na Zona Oeste de São Paulo, bairro de Pinheiros, no último feriado de 15 de novembro. O ambulante que o abordou, vendedor de bebidas, afirmou que a função de aproximação da máquina de vendas não estava funcionando, pedindo o cartão físico ao usuário.


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@hiroow_ @Mercado Pago Brasil preciso de ajuda aqui! Sofri um golpe e não querem me estornar o valor. Isso não existe e vai contra a lei!! #golpe #roubo #banco ♬ som original – hiro

A máquina apresentou falhas diversas vezes, fazendo com que o influenciador pagasse por Pix. Durante o processo, no entanto, o cartão foi trocado por um idêntico, da mesma emissora (Visa). Meia hora depois, Uma compra suspeita de R$ 900 surgiu, e, mesmo cancelando e bloqueando o cartão, Hiroshi viu dois saques de aproximadamente R$ 1.000 e outras compras, totalizando prejuízo de R$ 4.000.

O cartão do influenciador é do tipo múltiplo, ou seja, débito e crédito, do Mercado Pago. Hiroshi e outras vítimas, segundo o g1, moveram uma ação contra a instituição, que apenas afirmou ao veículo que “disponibiliza várias funcionalidades de proteção diretamente no app” e pede atenção redobrada ao usar o cartão. Outros golpes, como da aproximação indevida e maquininha infectada, ameaçam consumidores de todo o Brasil.

Para se proteger, é possível tomar algumas medidas: primeiro, nunca entregue o cartão físico nas mãos do vendedor, prestando atenção toda vez que usar. Se houver erro no pagamento por aproximação, tente novamente, preferencialmente em outra máquina. No caso de persistência, prefira Pix ou dinheiro ao invés de inserir o cartão.

Também desconfie se a maquininha exibir erro pedindo inserção do cartão: isso é incomum, e o aparelho costuma apenas informar a ocorrência de um erro. Acompanhe a fatura de seu cartão com frequência e contate imediatamente a empresa em caso de suspeitas. Deixe os alertas de transação ligados e, caso use pouco, desative o pagamento por aproximação. Também sempre confira o valor da compra no visor antes de concluir a transação.

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