O Pix é alvo de diferentes tipos de golpes, então é importante tomar cuidado ao fazer ou receber uma transferência pelo método de pagamento. Uma fraude comum é a do Pix errado, na qual o golpista mostra um comprovante falso para extrair dinheiro da vítima ou para não pagar uma quantia devida.
- 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025
- O que é o golpe do falso fornecedor? Conheça a fraude e saiba como se proteger
A seguir, confira algumas dicas que ajudam a diferenciar um documento falso de um verdadeiro.
Como identificar comprovantes falsos e não cair no golpe do Pix errado
Os truques são:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Fique sempre de olho no app do banco
- Verifique se há inconsistências na imagem
- Observe a data e a hora do comprovante
- Resolva todas as pendências no app do banco
1. Fique sempre de olho no app do banco
O melhor jeito de descobrir se você recebeu ou não um Pix correto é pelo aplicativo do banco ou da instituição financeira. Como a transferência ocorre de forma imediata, o extrato do app já é atualizado com os valores e o registro do pagamento.
Manter as notificações ativas também é importante — dessa forma, você recebe um aviso rápido da transferência e não precisa autenticar o acesso no app.
2. Verifique se há inconsistências na imagem
Comprovantes falsos normalmente usam um documento antigo e adaptam alguns detalhes, como o nome do titular, o banco e o valor. É difícil perceber, mas vale ficar de olho se existem alguns aspectos que fogem muito de um documento real, por exemplo.
Verifique se há inconsistências na fonte usada para o texto, uma cor diferente ou algumas manchas borradas na imagem — são possíveis sinais de adulteração. Além disso, cada comprovante gera um código único de transação (e você pode confirmar no seu banco).
3. Observe data e hora do comprovante
Outra prática que pode acontecer envolve apenas mudar o valor de um comprovante antigo, sem alterar a hora e a data da transferência. Nesse caso, fique de olho nessas informações para garantir que você não está com um comprovante antigo.
4. Resolva todas as pendências no app do banco
Não importa se pediram para você devolver um Pix por engano ou enviaram um valor diferente do que você deveria receber: qualquer decisão relacionada precisa ser tomada no aplicativo do banco.
É lá que você encontra o comprovante original, o dado no extrato da conta e pode acionar a função para devolver o valor de uma transferência. As instituições contam com uma função própria para reembolsar alguém quando um Pix é feito por engano, então você não precisa fazer uma transferência nova e evita golpes.

O que é o golpe do Pix errado?
Existem duas variações diferentes para golpes com Pix errado. Uma delas ocorre quando uma pessoa finge que fez uma transferência (ou paga um valor abaixo do que era devido) e usa um comprovante falso para enganar a vítima — uma situação alarmante para quem trabalha com vendas.
Outro caso comum acontece quando um desconhecido envia um Pix para uma vítima, diz que fez a transferência por engano e pede o dinheiro de volta.
O golpista então envia uma chave de pagamentos diferente para receber o valor e ao mesmo ativa o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para reembolsar a primeira transferência de volta. Assim, a vítima sai no prejuízo.
Caso você tenha passado por essa situação, a recomendação é devolver o valor a partir da própria área Pix do seu banco. O dinheiro volta para a conta original e você não faz outra transferência.
Leia também:
- Como o MED combate os golpes no Pix e facilita a recuperação de dinheiro
- Celular do PIX: 6 modelos bons e baratos para se proteger de golpes e roubos
- Proteja o seu bolso! Google lista cinco golpes em alta nos últimos tempos
VÍDEO: FIM DA DÚVIDA: PAGAR COM CELULAR VS CARTÃO
Leia a matéria no Canaltech.