Google Ads vira ferramenta para aplicar golpes em clientes de Netflix e Apple

Tecnologia

Pesquisadores da empresa de cibersegurança Malwarebytes identificaram um golpe para roubar dados de clientes de empresas como Netflix, Apple e HP. Os cibercriminosos criam sites falsos de páginas de suporte das companhias e usam o espaço patrocinado do Google para colocá-los no topo da página de pesquisa, o que pode atrair as vítimas. 

Os anúncios, feitos pela plataforma Google Ads, têm como alvos as pessoas que procuram por suporte 24 horas das empresas mencionadas. A URL que aparece no buscador é idêntica ao site real, mas a página conta com um número de telefone falso — ao ligarem, os golpistas exigem dados sensíveis, como o número do cartão de crédito, e aplicam o golpe.

A tentativa de fraude é mais difícil de ser detectada, visto que usa os sites oficiais das empresas e mostra o telefone fraudulento como o resultado de uma busca nas páginas de suporte.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Malware Bytes classifica isso como um ataque de injeção de parâmetros de pesquisa, quando golpistas geram uma URL maliciosa para incorporar o dado falso dentro do site verdadeiro

No caso da Netflix, os pesquisadores notaram que o site tinha uma vulnerabilidade para permitir mudanças nos parâmetros de pesquisa sem validação interna, resultando na brecha para golpistas.

Golpe usa links patrocinados na busca do Google para atrair vítimas (Imagem: Divulgação/Malwarebytes)

Como se proteger do golpe

Confira algumas dicas para evitar a fraude:

  • Desconfie de termos de muita urgência nos sites, como “ligue agora” ou “suporte de emergência”;
  • Evite clicar em URLs com um número de telefone;
  • Caso seja necessário, faça a busca novamente e clique no link da página de suporte que não é patrocinado.

Os registros publicados pela empresa incluem números com código de área dos Estados Unidos, então não é possível afirmar que já existem tentativas do golpe em outros países, como o Brasil.

Leia também:

VÍDEO: computador ou celular, quem ganha entre Windows, Android, SteamOS, iOS e Linux

Leia a matéria no Canaltech.