
Além da AWS, existem vários serviços em nuvem ao redor do mundo. Os principais e mais conhecidos são o do Google e Microsoft, no entanto, há outras opções tão boas quanto essas, inclusive brasileiras, como Magalu Cloud.
7 nuvens que você precisa conhecer além da AWS
A seguir, confira 7 alternativas à AWS:
- Google Cloud;
- Microsoft Azure;
- Oracle Cloud;
- Magalu Cloud (brasileira);
- DigitalOcean;
- Alibaba Cloud (chinesa);
- Huawei Cloud (chinesa).
1. Google Cloud
O Google Cloud funciona na mesma infraestrutura que mantém no ar o Gmail, YouTube, buscador e outros serviços do Google. O grande diferencial está na integração com ferramentas de IA e machine learning.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Suas soluções vão desde computação, armazenamento, redes até inteligência artificial e análise de dados em grande escala.
2. Microsoft Azure
A nuvem da Microsoft funciona com outros serviços da empresa, como o Microsoft 365, e traz recursos de computação, desenvolvimento e software.
Ele também dá suporte a ambientes híbridos, que usam servidores locais ao mesmo tempo em que aproveita a nuvem pública.
3. Oracle Cloud
A nuvem da Oracle tem mais de 150 serviços e consegue rodar bancos de dados, aplicativos e sistemas complexos com segurança e desempenho.
Ela tem os modelos de nuvem pública, dedicada, híbrida e multicloud, que suportam a migração de sistemas, além de recursos de inteligência artificial, análise de dados e ferramentas para desenvolvedores.

4. Magalu Cloud
Brasileira, a Magalu Cloud tem soluções de computação, armazenamento, segurança e banco de dados.Seus grandes diferenciais ficam pelos servidores no Brasil, pela cobrança em Reais e pelo atendimento nativo em português.
5. DigitalOcean
A DigitalOcean é uma plataforma acessível e amigável para desenvolvedores e pequenas empresas, sendo bastante popular entre startups.
A empresa prioriza a simplicidade e preços mais acessíveis, com servidores virtuais (droplets), bancos de dados gerenciados e ferramentas de deploy.
6. Alibaba Cloud
A Alibaba Cloud, criada pelo grupo chinês Alibaba, é uma das maiores provedoras de nuvem da Ásia e tem ampliado sua presença globalmente.
Sua infraestrutura traz um pacote de serviços, que vai da computação e bancos de dados até segurança, inteligência artificial e Big Data.
7. Huawei Cloud
A nuvem da Huawei aproveita a experiência da marca em tecnologia e redes para disponibilizar serviços de computação, inteligência artificial, Big Data e Internet das Coisas.
O que é computação em nuvem?
Computação em nuvem é uma forma de usar serviços de tecnologia pela Internet, sem precisar de um infraestrutura própria. Em vez de manter tudo localmente, você acessa os recursos em servidores remotos de empresas especializadas, pagando apenas pelo que usa.
O que aconteceu com a AWS?
Em 20 de outubro de 2025, a AWS sofreu uma queda global devido a um erro no sistema de monitoramento de seus balanceadores de carga na região US-EAST-1, o que afetou a Prime Video, Alexa, Snapchat, Reddit, Zoom, iFood e Mercado Livre, entre outros serviços.
A interrupção durou várias horas, e alguns serviços ainda enfrentaram atrasos na recuperação.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Segundou | Queda da AWS faz a internet toda correr para o X e explode em memes
- Não, sua Alexa não se rebelou: a culpa é dos servidores da Amazon
- Como verificar se um app ou site caiu? Conheça 6 truques
VÍDEO: A nuvem da Amazon (AWS) caiu hoje! 😱 Serviços como iFood, Alexa e Disney+ foram afetados
Leia a matéria no Canaltech.

