Google Maps usará Gemini como copiloto na navegação

Tecnologia
Resumo
  • O Google Maps terá integração com o Gemini, permitindo pedidos para procurar locais, reportar incidentes e marcar compromissos.
  • A ferramenta permitirá encontrar carregadores de veículos elétricos, compartilhar horários de chegada e adicionar paradas, tudo por comandos de voz.
  • A integração será liberada gradualmente no Android e iOS, com uma versão para Android Auto em desenvolvimento.

O Google anunciou nesta quarta-feira (05/11) uma nova integração entre o Maps e o Gemini. O assistente com inteligência artificial passará a funcionar como uma espécie de copiloto, entendendo diversos pedidos do motorista e executando tarefas sem sair do aplicativo de navegação.

“É como ter um amigo experiente no banco do passageiro, que pode te ajudar com segurança a chegar ao seu destino”, explica a empresa.

O Google promete que, com o novo recurso, vai ficar mais fácil “encontrar lugares que estão perto do seu caminho, conferir se há carregadores de veículos elétricos disponíveis ou, no Android, compartilhar seu horário estimado de chegada com os amigos”, tudo isso apenas com comandos de voz, feitos em linguagem natural.

A integração com o Gemini será liberada gradualmente ao longo das próximas semanas no Android e no iOS, em todas as regiões onde o Gemini está disponível — o Brasil, portanto, deve receber a ferramenta. De acordo com o anúncio, uma versão para o Android Auto está a caminho.

Como funciona a integração entre Maps e Gemini?

Além dos exemplos já mencionados, o Google exibe mais alguns casos do que pode ser feito usando o aplicativo e o assistente em conjunto.

A empresa promete que o Gemini será capaz de entender tarefas compostas por várias etapas, como: “Tem algum restaurante barato com opções vegetarianas no caminho, desviando uns dois quilômetros? E dá para estacionar?”. A IA compreende o que você quer e fornece uma resposta. Para adicionar a parada, basta dizer algo como “Ok, vamos lá”.

O motorista poderá reportar incidentes de trânsito a partir de falas naturais, como “Estou vendo um acidente”, “Parece que encheu de água ali na frente” ou “Olha só, está tudo parado”. Esse é um recurso já anunciado para o Waze.

A integração também pode envolver outros serviços do Google, como a Agenda e a Busca, para adicionar compromissos, consultar placares esportivos e saber as últimas notícias.

Mais recursos a caminho

Além da integração com o Gemini, que deve estar disponível para boa parte do mundo, o Google também anunciou ferramentas de IA que serão oferecidas inicialmente apenas para os Estados Unidos:

  • Instruções de direção considerando estabelecimentos como postos de combustível, restaurantes e prédios, como “vire a direita depois do restaurante tailandês”, por exemplo.
  • Alertas de trânsito proativos, mesmo quando o usuário não está dirigindo.
  • Opção para ativar o Lens diretamente do Maps.

Com informações do Google

Google Maps usará Gemini como copiloto na navegação