Google mostra como será a interface dos óculos smart com Android XR

Tecnologia
Resumo
  • O Google desenvolve interfaces para óculos inteligentes com Android XR, enfrentando limitações de telas transparentes, como a impossibilidade de usar cor preta.
  • O design usa texto branco e paleta de baixa saturação para melhorar a visibilidade; a fonte Google Sans Flex foi ajustada para maior legibilidade.
  • O Android XR é uma plataforma de realidade estendida, integrando voz, gestos e rastreamento ocular, com projetos em andamento por Google e Samsung.

O Google publicou, em seu blog dedicado a design, algumas imagens e recomendações para a criação de interfaces para óculos inteligentes com telas transparentes. Produtos desse tipo com o sistema Android XR podem chegar ao mercado em breve.

O texto é assinado por David Allin Reese, designer visual sênior da empresa. “Fazer design para óculos de IA? Eles não têm tela ou página em branco. Em vez disso, você é obrigado a encarar o mundo em si, em sua vibrante, ilimitada e maravilhosamente caótica glória”, comenta.

Telas transparentes enfrentam uma limitação natural: não é possível usar cor preta. Enquanto em uma tela comum basta “desligar” as cores, em um display translúcido, só é possível acrescentar luz. Pode parecer estranho, mas Allin Reese lembra que projetores já funcionam dessa forma.

Para contornar essa limitação, os designers do Google precisaram deixar de lado o Material Design, presente no Android e nos serviços da empresa.

Como será o design para óculos smart?

O sistema usará texto em branco. Uma alternativa testada foi usar um fundo branco com texto transparente, mas as equipes logo descobriram que isso fazia a luz “vazar” para as áreas adjacentes, tornando o conteúdo ilegível.

As cores também precisaram ser repensadas. Uma cor muito saturada (pense em um azul muito azul, ou um vermelho bem marcante) emite menos luz em uma tela transparente. Ao mesmo tempo, para torná-la mais visível, ela fica menos “colorida” e mais próxima do branco.

O Google fez a opção pela visibilidade, optando por uma paleta com baixa saturação. Assim, as cores não são vivas, mas é possível distingui-las, o que facilita na hora de se orientar pela interface.

Outra mudança foi ajustar a fonte Google Sans Flex para deixá-la mais arredondada, com “áreas internas” maiores. Os traços também têm espessura maior e as letras ficam mais espaçadas umas das outras.

As animações também receberam um cuidado especial. Elas serão lentas, como forma de não distrair ou assustar o usuário.

O que é o Android XR?

O Android XR é a plataforma de realidade estendida (XR) do Google. Ela estará presente em óculos inteligentes e headsets. Isso inclui aparelhos com telas transparentes nas lentes, como era o antigo Google Glass e como é, atualmente, o Meta Ray-Ban Display.

Além da interface visual, o sistema terá integração com o Gemini, diversas formas de interação (voz, gestos e rastreamento ocular) e experiências de realidade aumentada, virtual e mista.

Até o momento, nenhum aparelho com o Android XR chegou às lojas. A Samsung, parceira do Google e da Qualcomm na empreitada, prepara o Project Moohan, e o próprio Google também trabalha em seu Project Astra.

Com informações do Android Authority

Google mostra como será a interface dos óculos smart com Android XR