Google promove treinamento em IA para PMEs em todas as capitais do Brasil

Tecnologia

O Google Workspace realizará na próxima segunda-feira (6) um treinamento gratuito sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) da plataforma, direcionado a pequenos e médios empreendedores. O evento será transmitido ao vivo e ocorrerá presencialmente em salas de cinema de todas as capitais do Brasil, das 10h às 11h45.

A iniciativa busca democratizar o acesso e o conhecimento sobre as ferramentas de IA e ocorre em celebração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a capacitação será transmitida ao vivo na página de inscrição do evento, garantindo que o conhecimento chegue a profissionais em todo o país.

Google lança a campanha “5/10 – 5 regiões, 10 histórias (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)
Google lança a campanha “5/10 – 5 regiões, 10 histórias (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)

Lançamento da Campanha “5/10”

Em complemento ao treinamento, no domingo (5), data em que se comemora a efeméride, o Google lança a campanha “5/10 – 5 regiões, 10 histórias”


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Criada pela R/GA e produzida pela Café Royal, a campanha, com veiculação na TV aberta e canais digitais, reúne dez relatos de empreendedores de diferentes partes do País que já utilizam a tecnologia e são beneficiados pelo uso. O objetivo é mostrar como negócios de pequeno e médio porte estão adotando a IA para otimizar processos e ganhar tempo em tarefas cotidianas, focando no impacto da tecnologia na rotina, em vez de funcionalidades técnicas.

O Canaltech, a convite do Google, conferiu na quinta-feira (2) a apresentação da campanha “5/10” para imprensa e convidados no Cinesala, em São Paulo, em foram detalhados os objetivos e a produção da iniciativa.

Izabelle Macedo, diretora de marketing do Google Cloud para a América Latina, ressalta que a ação busca “celebrar as pequenas empresas do Brasil, que são o pilar da economia”

Segundo a executiva, a campanha, ao trazer exemplos como o de Cacau Aré (Amazonas) e o Acervo Timura (São Paulo), tem o objetivo de mostrar que “a IA não é apenas uma promessa de futuro. Ela já está presente, transformando rotinas e ajudando empreendedores reais a inovar em seus negócios.”

“São esses empreendedores que vão contar como eles já estão integrando a IA do Google Workspace no seu dia a dia, facilitando e ganhando eficiência e agilidade em tarefas cotidianas”, explica Macedo.

Izabelle Macedo, diretora de marketing do Google Cloud para a América Latina (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)
Izabelle Macedo, diretora de marketing do Google Cloud para a América Latina (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)

IA acessível: estratégia e visão do Google

Tanto a ação de treinamento quanto a campanha refletem a estratégia do Google de posicionar a IA como uma ferramenta prática e acessível para organizações de todos os portes.

Segundo Alberto Zafani, Head do Google Workspace no Brasil, o objetivo da integração da IA na plataforma é democratizar seu uso, sem barreiras de tamanho. Entre os papéis do uso da solução, ele comentou sobre a ajuda que os empreendedores podem ter em conseguir liberar tempo para se concentrarem naquilo que realmente importa para os negócios: inovação e estratégia.

Para o empreendedor que está “sempre no corre” e precisa “fazer mais com menos” com velocidade, Zafani citou exemplos práticos de como a IA generativa, como o Gemini, auxilia, desde superar o “papel em branco” na hora de fazer publicações nas redes sociais até a análise complexa de dados em tabelas de balanço no fim do mês e a criação de atas de reunião automáticas.

“O que mostramos é o valor real da IA em liberar tempo e simplificar tarefas […] Isso realmente devolve um tempo de qualidade para você também fazer um trabalho de qualidade,” afirmou Zafani, que até mencionou seu caso pessoal de ter trigêmeos para ilustrar como a IA permite conciliar trabalho e vida pessoal.

A relevância da qualificação tecnológica para o setor de PMEs também foi endossada por parceiros institucionais. Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae São Paulo, presente no evento, ressaltou a importância da parceria com o Google e destacou a necessidade premente de uso da tecnologia, da qualificação de ferramentas e instrumentos para ajudar os pequenos negócios na alta competitividade do mercado.

Alberto Zafani, Head do Google Workspace no Brasil (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)
Alberto Zafani, Head do Google Workspace no Brasil (Imagem: Anaísa Catucci/Canaltech)

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: O que MUDOU nos localizadores e rastreadores Android com o “novo” Google Find Hub 

Leia a matéria no Canaltech.