
Resumo
- Presidente do ecossistema Android afirma que plataformas serão combinadas. Declaração foi dada em entrevista após conversa informal com jornalista.
- Rumores sobre fusão circulam desde 2024. ChromeOS já adota kernel do Android para integrar recursos do Gemini.
- Android 16 ganhou modo desktop e janelas redimensionáveis. Mudanças aproximam o sistema de tablets e notebooks.
A plataforma de smartphones e tablets Android e o sistema operacional de computadores ChromeOS serão combinados, de acordo com Sameer Samat, presidente de ecossistema Android no Google. Ele é responsável pela implementação do sistema em diferentes dispositivos, como celulares, vestíveis, TVs, carros e dispositivos de realidade expandida, entre outros.
A declaração do executivo apareceu em uma entrevista para o site TechRadar. Curiosamente, não foi uma resposta a nenhuma pergunta: ao ver o jornalista com um Galaxy Z Fold 7 e um MacBook, o presidente de ecossistema Android quis saber mais sobre a decisão de usar um aparelho da Apple e como era o dia a dia com o notebook.

“Perguntei porque vamos combinar o ChromeOS e o Android em uma única plataforma, e estou muito interessado em como as pessoas estão usando seus laptops hoje em dia e o que elas têm feito”, comentou Samat ao repórter.
Android e ChromeOS vêm se aproximando há anos
Uma possível fusão entre Android e ChromeOS é especulada há anos, mas os rumores ganharam força em 2024.
Em novembro de 2024, o Android Authority reportou, com base em informações internas do Google, que a empresa estava migrando o ChromeOS para o Android, com o objetivo de competir com o iPad.
Algumas informações anteriores já indicavam isso. Em junho de 2024, o Google anunciou que o ChromeOS passaria a usar o kernel do Android, como forma de ter acesso mais fácil a ferramentas do Gemini, como APIs e frameworks.
Além disso, vale lembrar que os Chromebooks são capazes de rodar apps de Android há muito tempo, o que dava a eles acesso a ferramentas desenvolvidas para tablets.
Do outro lado, o Android também ficou mais perto dos desktops. O Android 16, anunciado em junho de 2025, passou a contar com um modo desktop, que permitirá conectar smartphones ou tablets a um monitor externo e usá-los como um computador portátil.
O sistema também ganhou janelas redimensionáveis em tablets — um movimento que a Apple também fez com o iPadOS 26.