Governo da França e Apple alertam sobre spyware no iPhone

Tecnologia

A Equipe de Resposta de Emergência Computacional da França (CERT-FR) se uniu à Apple para emitir um alerta de segurança aos usuários de iPhone no país. A organização, que faz parte da Agência de Cibersegurança Nacional francesa (ANSSI) soltou o comunicado na última quinta-feira (11), notificando os clientes sobre uma nova campanha de spyware comunicada pela Apple em 3 de setembro.

Segundo a CERT-FR, receber a notificação significa que ao menos um dispositivo ligado a uma conta iCloud foi vítima de um ataque e está provavelmente comprometido. Todos os usuários franceses que receberam o aviso, de acordo com a instituição, devem contatá-los imediatamente, já que até meses podem correr desde a invasão de um dispositivo até a notificação da Apple.

Além de notificar os clientes, a Apple tem lançado esforços para combater spyware, como a nova tecnologia MIE nos novos modelos iPhone 17 e iPhone Air (Imagem: Reprodução/Unsplash)
Além de notificar os clientes, a Apple tem lançado esforços para combater spyware, como a nova tecnologia MIE nos novos modelos iPhone 17 e iPhone Air (Imagem: Reprodução/Unsplash)

Além disso, os usuários foram instruídos a manter o e-mail original da Apple — isto é, os que vieram dos remetentes “threat-notifications@email.apple.com” ou “threat-notifications@apple.com” — e evitar alterar o dispositivo de qualquer forma possível, incluindo a reinicialização, para não interferir nas investigações correntes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo a CERT-FR, a Apple tem sido muito proativa na luta contra spywares comerciais desde 2021, notificando clientes pelo menos quatro vezes neste ano: em 5 de março, 25 de abril, 25 de junho e 3 de setembro.

Phishing na Apple e como evitar

A organização francesa também providenciou recomendações para que usuários não caiam em golpes de phishing, incluindo dicas comuns como usar autenticação por duas etapas, evitar clicar em links maliciosos e atualizar todos os aparelhos assim que possível. Há, no entanto, uma lista mais específico para ações pró-ativas:

  • Deixe as atualizações automáticas habilitadas, especialmente para correções de segurança;
  • Separe o uso profissional do pessoal, idealmente em dois celulares diferentes;
  • Ative o Modo Bloqueio da Apple para melhorar a segurança do dispositivo;
  • Reinicie o aparelho com frequência, idealmente todos os dias.

Leia também:

VÍDEO | IPHONE TEM VÍRUS? | Dicas | #shorts

Leia a matéria no Canaltech.