O Governo de São Paulo abriu inscrições para selecionar até dez empresas que representarão o estado na Tokyo Game Show 2025, um dos maiores eventos de games do mundo, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Japão.
- Half-Life 3 entra na fase final de desenvolvimento; aponta rumor
- 10 jogos mais esperados de todos os tempos
Essa será a primeira missão empresarial do programa CreativeSP voltada para a Ásia, com o objetivo de incentivar a geração de negócios em um setor que já movimenta quase R$ 1 bilhão por ano no estado. A ação é promovida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“A presença de São Paulo na Tokyo Game Show consolida nossa estratégia de internacionalização da indústria criativa. Estamos falando de um setor com enorme capacidade de inovação, que já movimenta bilhões no mundo todo. Ao apoiar a inserção de empresas paulistas nesse circuito global, queremos não só ampliar oportunidades comerciais, mas também posicionar o estado como um polo de excelência em tecnologia, criação e talento”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Apoio financeiro e networking internacional
O CreativeSP oferece reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos de viagem das empresas selecionadas. O programa também promove eventos de networking, consultorias, acompanhamento de resultados e apoio pós-evento.
O apoio é estratégico: segundo a Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), São Paulo lidera a indústria nacional, concentrando 30% dos desenvolvedores do país, o que representa mais de 300 empresas e cerca de 6 mil profissionais empregados no setor.
CreativeSP já gerou mais de R$ 700 milhões em negócios
A missão para o Japão será a oitava realizada pelo programa em 2025. Antes dela, o CreativeSP já passou por eventos como o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), SXSW e GDC (Estados Unidos) e os festivais de Cannes (França). Em agosto, o programa também levará empresas para a gamescom (Alemanha) e para o Festival Fringe (Escócia).
Ao longo do segundo semestre, ainda estão previstas missões para a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Finlândia) e Ventana Sur (Argentina), todas com inscrições abertas.
Em 2024, o CreativeSP promoveu nove missões e levou 103 empresas da indústria cultural para eventos internacionais. O resultado foi uma estimativa de R$ 725 milhões em negócios gerados e 6,4 mil empregos criados.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto e podem ser feitas diretamente no site da InvestSP.
Saiba mais:
- Bob Burnquist, Tony Hawk e as surpresas da Gamescom 2025
- Brasileiro ganha competição de codificação de IA e receberá R$ 276 mil
VÍDEO: Jogando NINTENDO SWITCH 2 | Canaltech ft. HARU e PATIFE
Leia a matéria no Canaltech.