O recente lançamento do GPT-5, modelo mais avançado da OpenAI, apresentou novos recursos, com destaque para a escrita e a precisão das respostas. Já o Gemini 2.5, versão mais avançada do Google, se destaca pela alta capacidade de raciocínio profundo.
- O que é GPT-5? Conheça a nova IA do ChatGPT que promete ter menos alucinações
- OpenAI lança GPT-5, modelo de IA mais inteligente da empresa até agora
4 diferenças entre GPT-5 e Gemini 2.5
Veja abaixo as capacidades de cada recurso integrado no GPT-5 e no Gemini 2.5.
1. Raciocínio e seleção de modelo
O GPT-5 conta com um sistema que escolhe automaticamente a versão da IA mais adequada para responder aos comandos do usuário.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Gemini 2.5, por sua vez, adota uma abordagem de thinking model, em que cada variante da IA possui capacidade própria de raciocínio interno configurável. Isso permite equilibrar o uso de cada versão para executar um comando.
2. Capacidade multimodal
O processamento multimodal (texto, imagem, vídeo, entre outros) apresenta diferenças entre os dois modelos. O GPT-5 possui limites de entrada menores, com capacidade de até 272 mil tokens para respostas em texto e imagem.
O Gemini 2.5 oferece uma janela de contexto maior, de até 1 milhão de tokens para geração de respostas em texto e imagem.
3. Desempenho em codificação
O GPT-5 é considerado o melhor modelo da OpenAI para programação, capaz de resolver tarefas complexas de front-end, realizar pesquisas em repositórios extensos e gerar interfaces visuais a partir de um único prompt.
Apesar do desempenho promissor, o GPT-5 ainda precisa ser mais testado por especialistas. O Gemini 2.5 Pro, uma das versões do modelo, já liderou diversos testes de codificação, destacando-se pela capacidade de criar aplicativos interativos com o recurso Deepthink.
4. Integração com ecossistema
O Gemini 2.5 é integrado a diversas plataformas do ecossistema Google, como Google AI Studio, Vertex AI, além do Docs, Gmail e Drive, permitindo interação com a IA fora do aplicativo nativo.
O GPT-5, por enquanto, está disponível apenas no chatbot da OpenAI, na versão web e no aplicativo, sem integração com outros ecossistemas.
O que é GPT-5?
GPT-5 é a nova família de modelos de linguagem (LLM, em inglês) da OpenAI. Assim como o GPT-4o, GPT-4.1, o1, o3 e o4, a tecnologia é responsável por processar os comandos e entregar as solicitações feitas pelos usuários.
Quem pode usar os recursos do GPT-5?
Usuários gratuitos e assinantes dos planos do ChatGPT — Plus, Team e Pro — podem usar os recursos do novo modelo. Mas, para os pagantes da inteligência artificial, a OpenAI liberou acesso a outros recursos exclusivos do GPT-5.
Leia mais:
- 5 diferenças entre a chinesa DeepSeek e o ChatGPT
- DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
- O GPT-5 é gratuito? Veja quem pode usar a nova IA do ChatGPT
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.