GPU AMD RDNA 5 high-end terá 3x mais núcleos que Radeon RX 9070 XT

Tecnologia

Quantos mais núcleos uma GPU tem, mais desempenho ela entrega. Parece que a AMD está mirando em um número bem alto para a próxima geração de placas de vídeo baseadas em RDNA 5, dobrando o número de núcleos por unidade computacional. Isso pode fazer com que uma GPU intermediária tenha mais núcleos do que a Radeon RX 9070 XT, atual chip gráfico mais forte da companhia.

Segundo o leaker zhangzhonghao, uma unidade computacional (CU) passará a ter 128 stream processors, que são os núcleos na arquitetura gráfica da AMD. Esse número é o dobro em relação ao que é praticado nas GPUs RDNA 4 e, por isso, a placa de vídeo “Radeon RX 10000” topo de linha pode ter 12.288 núcleos, baseado em um rumor recente que mostrava toda a divisão do die desses chips. Por isso, o lineup de próxima geração pode ficar assim:

  • RDNA 5 high-end: 96 CUs / 12,288 núcleos
  • RDNA 5 intermediária: 40 CUs / 5,120 núcleos
  • RDNA 5 mainstream: 24 CUs / 3,072 núcleos
  • RDNA 5 de entrada: 12 CUs / 1,536 núcleos

AMD terá GPU para brigar com a RTX 6090?

Essa quantidade de stream processors equivale a três Radeon RX 9070 XT, ou duas RX 7900 XTX, possivelmente entregando um novo nível de desempenho no segmento high-end. Vale lembrar que existem outros aspectos em relação ao desempenho de uma placa de vídeo, como memória, cache, frequências, entre outros.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Informação publicada pelo leaker zhangzhonghao no Fórum Chiphell (Imagem: Reprodução)

Caso esse rumor se concretize, podemos estar falando da volta da AMD no segmento de alto desempenho em placas de vídeo. Com as Radeon RX 9000, o Time Vermelho abandonou completamente a disputa onde se encaixa a RTX 5080, embora a RX 9070 XT consiga alcançá-la em jogos específicos, ficando longe da RTX 5090. Com essa mudança considerável na estrutura da arquitetura RDNA 5, pode se até que a AMD brigue contra a futura RTX 6090.

Rumores recentes já haviam apontado para uma mudança significativa em como a AMD constrói suas GPUs com a próxima geração. Tal mudança, talvez, até leve para um nome diferente. Pode ser que a as letras RX saiam e deem lugar para “PTX”, segundo alguns leakers.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.