GPU da Nvidia causa discórdia e até demissão; entenda o caso

Tecnologia
Resumo
  • Um estagiário participou de um sorteio em evento da Nvidia e ganhou uma RTX 5060.
  • No entanto, ele foi pressionado por gestores a devolver a GPU.
  • A situação gerou um conflito interno e o estagiário pediu demissão após a pressão.

Um sorteio aparentemente inofensivo durante um evento da Nvidia se transformou em uma grande dor de cabeça para um estagiário de Xangai. O funcionário ganhou uma RTX 5060, mas foi pressionado pela própria empresa a entregar o prêmio. A situação escalou a ponto de o estagiário pedir demissão poucos dias depois.

A história começou quando o estagiário participou de uma viagem corporativa totalmente custeada pela empresa para acompanhar um roadshow da Nvidia em Suzhou, na China, no dia 14 de novembro.

Lá, ele resolveu entrar em um sorteio simples, baseado em coleta de carimbos no evento, e acabou levando para casa a GPU. A partir daí, a confusão começou.

O que aconteceu?

Segundo o portal chinês MyDrivers, um colega avisou ao estagiário que o setor financeiro teria descoberto o prêmio e que, como a viagem havia sido paga pela empresa, ele deveria devolver a RTX 5060.

Mais tarde, o jovem confirmou que o setor financeiro não sabia de nada, levantando a suspeita de que o alerta teria sido motivado por inveja.

O estagiário, então, foi chamado para diversas conversas com gestores, que defenderam que a placa deveria ser considerada propriedade da empresa porque a participação no evento ocorreu durante uma viagem corporativa.

Mesmo pressionado, o jovem se recusou a entregar a GPU. As RTX 5060 foram anunciadas em abril deste ano e, na China, estão avaliadas em cerca de 3 mil yuans (aproximadamente R$ 2.260).

Após a recusa, o departamento de Recursos Humanos da Nvidia então teria sugerido que seria melhor o estagiário “procurar outras empresas”. No dia 19 de novembro, ele formalizou a saída.

Segundo advogados que analisaram o caso, a questão jurídica depende do motivo pelo qual o prêmio foi concedido — se por sorte ou pelo cumprimento de atividades profissionais. Eles explicam que, caso não exista uma norma interna impedindo funcionários ou estagiários de participarem de promoções durante viagens corporativas, a empresa não teria base legal para exigir o item.

A pesquisa mais recente do Steam, divulgada no início de novembro, mostra que a RTX 5060 registrou o terceiro maior avanço de GPUs em participação entre os usuários.

GPU da Nvidia causa discórdia e até demissão; entenda o caso