GPUs AMD Instinct MI350 chegam nesta semana para brigarem com NVIDIA Blackwell

Tecnologia

A NVIDIA domina o mercado de chips para IA e isso não é novidade. Porém, a AMD tem buscado seu espaço e desenvolvido novas tecnologias em um ritmo mais lento, mas o suficiente para entregar grandes avanços. Segundo o Time Vermelho, a nova geração de aceleradoras Instinct MI350 chega nesta semana entregando 35x mais desempenho em inferência de inteligência artificial, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência em 30x.

O anúncio foi feito pelo CTO da AMD, Mark Papermaster, durante a ISC 2025, um evento com foco em pesquisas e avanços em computação de alta performance. Nenhum detalhe sobre especificações ou preços foi revelado na ocasião, mas o executivo deixou claro que o lançamento desses novos chips acontece nesta quinta-feira (12), durante o AMD Advancing AI.

AMD Instinct MI350 usa nova arquitetura CDNA 4

Em fevereiro deste ano, a AMD havia dito que as GPUs Instinct MI350 chegariam no meio do ano equipados com a nova arquitetura CDNA 4. Segundo o Time Vermelho, essa tecnologia é responsável pelo salto gigantesco de desempenho em IA. Na época, alguns clientes já estavam testando os novos chips e passando feedback para a AMD.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A companhia liderada por Lisa Su tem lançado novas gerações de GPUs Instinct anualmente. Enquanto isso, a NVIDIA lança uma nova geração de GPUs aceleradoras de IA a cada semestre, estabelecendo a “Lei de Huang”, já que a tradicional Lei de Moore não se aplica mais ao atual cenário de produção de chips para inteligência artificial, segundo o próprio CEO do Time Verde.

É esperado que as GPUs Instinct MI350 se posicionem entre as GPUs Blackwell e Blackwell Ultra, esta que chega ainda neste ano. Além disso, a AMD tem trabalhado para fortalecer a sua parte de software (ROCm) para brigar contra CUDA, que é amplamente adotada pela indústria.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.