O gerente geral da franquia Diablo, Rod Fergusson, anunciou a sua saída da Blizzard na última sexta-feira (8). Ele estava há 5 anos na liderança dos projetos relacionados à série, participando dos últimos grandes lançamentos, como Diablo IV, que chegou em 2023.
- 9 jogos e franquias esquecidos pela Activision
- 17 jogos com crossplay para PlayStation, Xbox, Switch e celular
A declaração foi realizada nas redes sociais, com Fergusson afirmando que “estava na hora de se afastar e ver o que virá a seguir”. Vale notar que a sua demissão ocorreu pouco mais de um mês após uma reformulação completa nos estúdios Xbox — que afetou mais de 9 mil pessoas.
“Depois de 5 anos dirigindo a franquia Diablo adiante com 4 grandes lançamentos, é hora de eu me afastar da Blizzard/Microsoft, com espadas em mãos e ver o que virá adiante. O time está ajustado para o sucesso, com uma série de lançamentos à frente. Estou incrivelmente orgulhoso do que construímos juntos e ansioso para o que virá para Diablo e para mim”, revela Rod Fergusson no X (antigo Twitter).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O profissional é conhecido por ter trabalhado também na franquia Gears of War, com envolvimento desde o primeiro jogo lançado em 2006. Ele trabalhou na The Coalition até 2020, quando foi movido para liderar a equipe que produzia Diablo IV e outros games da linha.
After five years of driving the Diablo franchise forward with four big launches, it’s time for me to step away from Blizzard/Microsoft, sword in hand, and see what’s next. The teams are set up for success, with an exciting slate of releases ahead. I’m incredibly proud of what… pic.twitter.com/Fsh4gjmgVl
— Rod Fergusson (@RodFergusson) August 8, 2025
Adeus ao chefe de Diablo
Claro que o anúncio repercutiu entre os grandes nomes da indústria gaming, com a despedida sendo um momento tocante para muitos profissionais que trabalharam ao seu lado ao longo deste período.
O líder da divisão Xbox, Phil Spencer, comentou a publicação de Rod Fergusson e afirma que ele será lembrado para sempre pela Microsoft e pela comunidade da franquia Diablo:
“Você trouxe força, o fogo infernal e visão para uma das franquias mais icônicas dos videogames. Jogar Diablo 4 com você foi fenomenal — muito obrigado por tudo que você trouxe ao jogo e à comunidade”.
Já a presidente da Blizzard, Johanna Faries, escreveu que a sua contribuição foi essencial para mover a franquia adiante. De acordo com ela, o futuro destes jogos será ainda mais promissor graças às suas contribuições:
“Guiar uma franquia como Diablo exige um talento raro, visão e colaboração. Obrigado Rod, por trazer tudo isso em seu ápice. O futuro do Santuário é ainda mais brilhante por causa do impacto que causou”.
Não foi divulgado quem ocupará o lugar de Rod Fergusson na Blizzard agora. Além disso, não há quaisquer títulos anunciados da franquia Diablo no momento, com o estúdio focado em expansões e conteúdos para o quarto jogo.

Leia também no Canaltech:
- O que realmente é um RPG Ocidental?
- Diablo Immortal x Berserk: saiba como foram os bastidores do crossover
- Por que o Xbox Game Pass não cresce como o esperado? Analista explica
Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.
Leia a matéria no Canaltech.