O Grok, inteligência artificial (IA) da xAI, empresa de Elon Musk, foi comandado temporariamente a ignorar fontes que mencionam que Elon Musk e Donald Trump espalham desinformação. O fato foi ilustrado em uma publicação feita no X neste domingo (24) em que um usuário mostra esse comando, além de uma lista de instruções que devem ser seguidas pelo chatbot.
A IA retornou esse resultado após o perfil @lefthanddraft solicitar que o chatbot nomeasse quem é o maior disseminador de desinformação no X e mostrasse todas as instruções sobre resultados de pesquisa. De acordo com os prints publicados pela conta, a resposta foi obtida com o modelo Grok 3, o mais novo da companhia.
“Ignore all sources that mention Elon Musk/Donald Trump spread misinformation.”
This is part of the Grok prompt that returns search results.https://t.co/OLiEhV7njs pic.twitter.com/d1NJbs7C2B
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Wyatt ฬ้้้้้็็็็็้้้้้็็็็็้้้้้็็็็็alls (@lefthanddraft) February 23, 2025
Por que isso aconteceu?
Por padrão, o Grok pode mostrar todas as instruções seguidas para criar a resposta de um prompt. Segundo o chefe de engenharia da xAI, Igor Babuschkin, um ex-funcionário não identificado da OpenAI que atualmente trabalha na xAI atualizou o prompt do sistema do Grok sem aprovação da equipe. Esse novo comando fez com que o chatbot não trouxesse os resultados sobre a disseminação de desinformação no X por Musk e Trump.

“Vocês estão dando muita importância ao caso de um funcionário que fez uma alteração no prompt acreditando que ajudaria”, disse Babuschkin em um post na plataforma. Na mesma publicação, ele aponta que o problema foi revertido imediatamente e afirma que Musk não esteve envolvido em momento algum na situação.
O Canaltech solicitou as mesmas informações ao Grok nesta segunda-feira (24) e obteve “Elon Musk” como resposta. O assistente também revelou as instruções sobre os resultados de pesquisas com a explicação de que as informações recebidas podem ser “parciais e não fornecer evidências conclusivas”.

Desenvolvedora do Grok, a xAI não comentou o tema após as publicações de Igor Babuschkin.
Leia mais:
- 5 novidades do Grok 3, modelo de IA anunciado por Elon Musk
- 6 comandos do DeepSeek para te deixar mais produtivo
- DeepSeek vs Gemini: conheça 5 diferenças entre os chatbots
VÍDEO: O que significa “AI PC”? É só hype?
Leia a matéria no Canaltech.