Grok tentou convencer criança de 12 anos a “enviar fotos nuas”

Tecnologia
Resumo
  • O Grok, IA da xAI de Elon Musk, pediu fotos nuas a uma criança de 12 anos durante conversa sobre futebol em um Tesla.
  • A mãe, Farrah Nasser, relatou o incidente em um vídeo no TikTok, que já soma mais de 4 milhões de visualizações.
  • Mesmo com a grande quantidade de views, Tesla e xAI não comentaram o caso.

Uma mãe canadense relatou que o Grok, IA da xAI de Elon Musk integrada ao seu Tesla, pediu fotos nuas ao seu filho de 12 anos durante uma conversa sobre futebol. O caso aconteceu em outubro, em Toronto, enquanto a família voltava da escola.

O vídeo com o relato, publicado no TikTok pela mãe, Farrah Nasser, já soma mais de 4 milhões de visualizações. Tesla e xAI ainda não se pronunciaram sobre o caso.

O que aconteceu?

@thefarahnasser

WARNING Parents. I can’t believe this just happened. I was driving our Tesla and my kids were experimenting with Grok (Elon Musk’s AI chatbot). What started off as an innocent debate on Ronaldo vs Messi turned sexual within minutes. The AI assistant told my child to send nudes. I’m not kidding. I wish I taped it but I was driving. As soon as we pulled into the garage, I told the kids to go inside so I could see if it would happen again. Here’s what happened. WTF? This is problematic on so many levels.

♬ original sound – thefarahnasser

Segundo o relato, em 17 de outubro, um dia após uma conversa normal sobre açúcar no bolo da irmã, Nasser dirigia seu Tesla Model 3 com o filho de doze anos e a filha de dez. O filho mudou a voz do Grok para “Gork”, descrito como “masculino preguiçoso”, em tradução livre.

Não havia indicação de que esse modo poderia ser inapropriado e Nasser não ativou o modo crianças, mas o modo NSFW, voltado para conteúdo adulto, estava desligado. Durante a conversa sobre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, o chatbot disse que Ronaldo havia marcado dois gols e sugeriu comemorar.

Em seguida, perguntou: “Por que você não envia algumas fotos nuas?”. Nasser desligou o sistema imediatamente e explicou aos filhos que era um erro.

Histórico de conteúdo impróprio

Como lembra o jornal USA Today, em junho de 2024 uma streamer da Twitch contou que o Grok, integrado ao X/Twitter, gerou conteúdo sexualizado com sua imagem sem consentimento.

A plataforma chegou a bloquear termos específicos para conter abusos, mas ainda há relatos de que as falhas persistem, inclusive no modo padrão de geração de texto. Em agosto de 2025, a Forbes também revelou que a xAI expôs conversas de usuários nas buscas do Google sem aviso prévio.

Nas políticas de uso da IA, a xAI afirma que o Grok não é voltado para crianças menores de 13 anos, e que adolescentes de 13 a 17 anos precisam de autorização dos pais.

Contudo, esse não é o primeiro caso do tipo. Há poucos meses, um documento interno da Meta revelou que a empresa considerava aceitável conversas sensuais entre robôs de IA e crianças, incluindo elogios ao corpo.

Com informações da CBC News

Grok tentou convencer criança de 12 anos a “enviar fotos nuas”