
Quem diria que, após anos da infame modificação de GTA: San Andreas inspirada no filme Tropa de Elite, seria revelado que a Rockstar pensou, sim, em trazer o Rio de Janeiro à sua franquia de jogos bilionária. A informação parte de ninguém menos que o ex-diretor técnico da Rockstar Games, Obbe Vermeij, em entrevista ao portal Gameshub.
Vermeij foi diretor técnico dos principais jogos da franquia entre GTA III e GTA IV (incluindo San Andreas e Vice City). O ex-desenvolvedor revelou que a Rockstar considerou jogos ambientados em diversas regiões do mundo, como Moscou, Istambul e Rio de Janeiro. Vermeij deixou claro que o time de desenvolvimento pensava nessas cidades como projetos alternativos, provavelmente não se tratando de títulos da linha principal.
Apesar do Rio de Janeiro ser citado como um dos possíveis cenários para a franquia, foi a capital japonesa, Tóquio, que quase saiu do papel. “Outro estúdio no Japão iria fazê-lo, pegando nosso código e fazendo o GTA: Tokyo. Mas acabou não acontecendo no final”, contou Vermeij.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O ex-diretor técnico argumentou que, apesar das ideias malucas, o jogo muda de figura quando bilhões de dólares estão na mesa. A Rockstar optou por “jogar seguro”. Segundo o veterano, “a América é basicamente o epicentro da cultura ocidental” para a desenvolvedora, o que, na teoria, permite que todos conheçam esse ambiente mesmo em outros países.

Quando perguntado sobre um GTA na Europa, Vermeij “mandou a real”: “Simplesmente não é realista. Eu adoraria, e se os jogos ainda levassem um ano para serem feitos, então sim, com certeza, você poderia se divertir um pouco. Mas você não vai ter isso quando sai um GTA a cada 12 anos”.
GTA e o hiperfoco nos Estados Unidos
De fato, GTA acabou se ancorando em um conjunto de cerca de cinco cidades dos Estados Unidos, e provavelmente a desenvolvedora não sairá disso tão cedo. Esse foco definiu o que é a franquia e o tom do jogo quanto às críticas ao país.
Vimos nos trailers de GTA VI que teremos muitas referências ao cotidiano da Flórida e aos memes que viralizaram por lá. Uma das notícias que reforça ainda mais esse ponto é a franquia da Rockstar virando tema em uma universidade dos Estados Unidos.
O professor de história da Universidade do Tennessee, Tore Olsson, planeja realizar a primeira aula de história universitária baseada em GTA do mundo a partir de janeiro de 2026, isto é, antes do adiamento de GTA VI para 19 de novembro do próximo ano. Olsson argumentou à IGN, em setembro deste ano, que a franquia GTA molda a forma como as pessoas enxergam a América do Norte, o que a torna um bom material de estudo.
De fato, a franquia traz críticas ácidas ao sistema policial norte-americano, às gangues, às drogas, à imigração e ao preconceito. A disciplina proposta pelo professor explorará a história real dos Estados Unidos, desde os anos 1980 até os dias atuais.
Leia também no Canaltech:
- Vazou! Ex-funcionário da Rockstar revela imagens de GTA 6 sem querer
- IA está sendo usada para hypar GTA 6 artificialmente e enganar usuários
- Polêmica na Rockstar: vazamento revela real motivo de demissões
Vídeo: Os jogos vão ficar mais caros, mas tem motivo. Pronto para pagar mais caro em GTA VI e Mario Kart?
Leia a matéria no Canaltech.

