GTA: Vice City ganha versão que roda direto no navegador

Tecnologia
Resumo
  • O GTA: Vice City pode ser jogado no navegador via DOS Zone, usando uma engine de código aberto e exigindo arquivos originais para acesso completo.
  • A adaptação utiliza o projeto reVC e WebAssembly, garantindo funcionamento em navegadores modernos como Google Chrome e Microsoft Edge.
  • O DOS Zone preserva softwares antigos na nuvem, oferecendo jogos clássicos como GTA, SimCity e Doom sem necessidade de emuladores locais.

Grand Theft Auto: Vice City, um dos títulos mais icônicos da Rockstar Games, ganhou uma versão que permite rodar o jogo diretamente no navegador, sem necessidade de instalação local. A iniciativa está disponível por meio da plataforma DOS Zone e permite, inclusive, salvar o progresso na nuvem.

A versão é baseada em uma engine de código aberto e, por questões de direitos autorais, não distribui o jogo completo publicamente. Para acessar a experiência integral e explorar o mapa inspirado em Miami, o usuário precisa fornecer os arquivos originais de Vice City que possui legalmente em seu computador.

Como o jogo roda no navegador?

Captura de tela do jogo GTA Vice City rodando diretamente no navegador. No jogo, imagem em terceira pessoa do protagonista com uma camisa verde ao lado de um carro cinza.
GTA Vice City funcionando no DOS Zone (imagem: Felipe Faustino/Tecnoblog)

A versão web de GTA: Vice City é construída a partir do projeto de código aberto reVC (Reverse Engineered Vice City). Trata-se de um esforço da comunidade de desenvolvedores para recriar o motor gráfico de jogos clássicos da franquia, permitindo o funcionamento nativo e aprimorado em sistemas modernos. Um projeto “irmão”, chamado re3, realiza o mesmo trabalho de modernização para o antecessor, GTA III.

Para viabilizar a execução no ambiente web, os desenvolvedores adaptaram a engine original para WebAssembly, em conjunto com APIs modernas de navegação.

O processo, segundo eles, exigiu a reescrita de sistemas de baixo nível, como renderização gráfica, áudio, controle de inputs e acesso a arquivos, garantindo estabilidade em navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.

Questões legais e acesso ao conteúdo completo

Diferentemente de sites de abandonware que distribuem jogos antigos de forma irregular, o projeto hospedado no DOS Zone é mais cauteloso em relação à propriedade intelectual.

A versão disponibilizada publicamente funciona apenas como uma “demonstração tecnológica” não comercial, que carrega um conjunto mínimo de ativos (assets) visuais e sonoros, suficiente apenas para provar que a engine está funcionando, mas sem o conteúdo do jogo em si.

Para liberar a execução completa, o sistema solicita que o usuário faça o upload dos arquivos do jogo, conforme explicamos acima. A plataforma realiza então uma verificação automática para validar se os arquivos são legítimos e libera GTA no navegador.

O que é o DOS Zone?

Captura de tela da seção inicial do DOS Zone, com jogos reunidos.
DOS Zone reúne inúmeros jogos antigos em versão web (imagem: Felipe Faustino/Tecnoblog)

O DOS Zone é uma plataforma dedicada à preservação e execução de softwares antigos diretamente na nuvem. O serviço utiliza a tecnologia JS-DOS, uma adaptação do famoso emulador DOSBox para a linguagem JavaScript.

A ferramenta simula ambientes de sistemas operacionais clássicos, como o MS-DOS e o Windows 9x, dentro da página web, dispensando a necessidade de o usuário configurar máquinas virtuais ou emuladores complexos em sua máquina. A plataforma oferece ainda aceleração de hardware para garantir que os jogos rodem com a fluidez original.

Além da novidade com GTA Vice City, o acervo do site inclui uma vasta biblioteca de títulos históricos. Estão disponíveis para jogar via browser os primeiros capítulos da franquia da Rockstar, GTA (1997) e GTA 2 (1999), além de outros clássicos que marcaram época no PC, como SimCity e Doom.

GTA: Vice City ganha versão que roda direto no navegador